Notícias

Foto ilustrativa/ Reprodução
Período de seca se aproxima e número de queimadas tende a aumentar
07/05/2021 às 17:37
O período de seca em Minas Gerais ocorre entre os meses de julho e novembro e, com isso, aumenta o número de queimadas, tanto em perímetro urbano quanto rural. De acordo com dados do Instituto Estadual de Florestas – IEF, 99% dos incêndios florestais são causados por ações humanas, sendo 1/3 por vândalos e 2/3 por acidentes no manuseio do fogo.
O comandante do 4º Pelotão da Polícia Militar de Meio Ambiente de Patrocínio, tenente Heliton Cortes, durante entrevista à Difusora 95 FM, alertou a população que queimada em lote no perímetro urbano é proibida. Já a queimada em área rural só pode ser realizada se algum órgão ambiental autorizar. “O órgão vai impor as medidas mitigatórias, que minimizam os impactos ambientais também ligadas a segurança dessa queimada”, destacou.
Na oportunidade, o tenente explicou que a queimada (fogo controlado) sem autorização é uma infração administrativa e o incêndio florestal (chamas sem controle) é um crime ambiental, ambas as ações são proibidas. Heliton Cortes, ainda fez um apelo para que as pessoas evitem fazer queimadas, pois, causa prejuízos financeiros, à saúde e ao meio ambiente.
Texto: Maria Gabriela Rabelo/ Grupo Difusora
Reportagem: Filipe Rodrigues/ Difusora 95
