Notícias

Período de seca traz preocupação ao DAEPA quanto a falta de água em Patrocínio

05/07/2023 às 11:33

O Departamento de Água e Esgoto de Patrocínio (DAEPA), passa por um período de dificuldade pela falta de um reservatório, sendo o Córrego Feio a principal fonte de abastecimento do município e também o período de seca traz uma preocupação muito grande quanto a falta de água.

O superintendente do DAEPA, Ronaldo Correia de Lima, explicou que diante dos investimentos que foram feitos nos últimos anos, a qualidade aumentou em termos de reserva de água nos bairros mas há planos para a instalação de reservatórios nos bairros de Patrocínio.

Diante de tantos fatores com relação a investimento, a gestão da água é o principal pois deve estar acompanhando diariamente e fazendo os cuidados necessários. O período de chuvas ajudou muito, porém como não há uma reserva, a água não é armazenada e o que vem mantendo a mesma são as minas as quais tem dado garantia de reserva.

“Como o gasto de água é grande a chuva em termo de reserva não representa nada”, destaca o superintendente.

Em comparação à outra cidade (Paracatu), a qual o número populacional é equivalente ao de Patrocínio, possui um reservatório contendo cerca de 690 milhões de litros de água, sendo que o município patrocinense possui dois milhões e meio de litros.

Segundo Correia, para se ter uma reserva é necessário aumentar a estrutura que há hoje, sendo que os recursos são próprios, não recebendo nenhum recurso federal ou estadual.

Texto Thiago Sodré | Grupo Difusora
Reportagem: Filipe Rodrigues | Difusora 95

>>CLIQUE  AQUI E PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS DA DIFUSORA 95 NO WHATSAPP <<<<