Notícias

Pesca voltou a ser liberada, mas fiscalizações continuam sendo realizadas
03/03/2017 às 09:47
Na última terça-feira (28), terminou o período destinado à reprodução dos peixes, a piracema o dia 1º de março, a pesca de peixes nativos está liberada, contudo os pescadores devem ficar atentos, pois a Polícia Militar Ambiental continua realizando as fiscalizações em parceria com a Polícia Militar Rodoviária, nas rodovias, com intuito de coibir que peixes fora da medida possam ser capturados. O comandante do 4º Pelotão da Polícia Ambiental, sediado em Patrocínio, Heliton Cortes, o número de ocorrências durante o período foi bem abaixo em relação a última piracema, o que se deve a conscientização dos pescadores e também ao trabalho de fiscalização intenso que foi realizado nos últimos quatro meses.
Ele lembrou que a Portaria 39 do Instituto Estadual de Florestas – IEF, está sendo fiscalizada onde limita quantidade, que é 5 kg por dia e não mais a liberação de um exemplar, tamanho e uso de equipamento permitido para a pesca amadora, como é o caso para a represa do lago de Nova Ponte e região, onde não é permita a pesca profissional. O Oficial ainda alerta que o pescador deve estar portando a licença de pesca que deve ser apresentada, mesmo se a pessoa estiver apenas transportando os equipamentos.
Tenente Cortes ainda ressaltou que dentro do período da Quaresma, onde há um consumo maior de pescado, haverá fiscalizações nos estabelecimentos comerciais, quanto a procedência, origem e se o fornecedor possui registro junto ao órgão competente.
Renato Oliveira