Notícias

Foto: Reprodução/Ilustrativa

Pesquisa aponta Matinha, São Cristóvão e São Francisco entre os bairros com maior proliferação do Aedis Aegypti

15/01/2021 às 12:53

Foi encerrada na última segunda-feira (11), a pesquisa do índice de dengue no município de Patrocínio, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, tal pesquisa mostra quais os bairros com maiores casos de proliferação do mosquito Aedis aegypti.

O enfermeiro responsável pelo setor de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Patrocínio, Gilberto Martins Júnior, explicou que todo início de ano, geralmente na primeira semana de janeiro, essa pesquisa é realizada.

O objetivo da pesquisa é disponibilizar dados que permitam entender e analisar a situação com relação à proliferação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

“Esse ano nós já terminamos essa pesquisa, estamos fechando o índice geral, mas pontualmente nós podemos dizer que alguns bairros tiveram índices elevados. Então nós podemos dizer que alguns bairros nos preocupam como a Matinha, São Cristóvão, São Francisco, por exemplo”, mencionou Gilberto.

Com base nesses dados apresentados, Gilberto destacou que uma equipe está sendo preparada para intensificar as ações nesses principais bairros mais infestados, justamente para tentar conter essa proliferação e tentar impedir que aconteça aumento de casos de dengue nessas regiões.

Gilberto ressaltou ainda que é muito importante que a população faça sua parte, sobretudo que fique atenta neste período de chuva para que não acumule água parada, visto que essa é a principal forma de procriação do mosquito.

Texto: Cristiane Andrade/ Grupo Difusora
Reportagem: Filipe Rodrigues/ Difusora 95