Notícias

Foto: Reprodução

Pesquisa revela que leite desnatado hidrata mais que água e isotônicos

22/01/2020 às 16:57

Pesquisadores do mundo todo estão mostrando e comprovando que o leite desnatado pode substituir o copo de água e isotônicos depois das atividades físicas intensas, por possuir uma digestão mais lenta, o que facilita a reidratação do organismo.

Um estudo desenvolvido no Reino Unido concluiu que, realmente, o leite desnatado é mais eficiente na reidratação do que a água ou qualquer isotônico, bebida normalmente usada para repor líquidos e sais minerais.

Após praticar exercícios físicos, é comum a pessoa recorrer a um copo de água bem gelado, mas pesquisadores descobriram que o leite contribui mais que qualquer outra bebida após o treinamento quando, mais do que vontade, o nosso corpo tem a necessidade de repor os líquidos e eletrólitos perdidos durante os exercícios.

Melhor explicar como e porquê isso acontece: O isotônico dilui pouquinho o sangue, a água dilui mais ainda e rapidamente o atleta já sente vontade de urinar e acaba perdendo novamente a quantidade de liquido que ele ganhou. O leite tem uma digestão mais lenta e faz com que gradativamente ele seja liberado no estômago e melhore a hidratação com um todo.

A proteína do soro do leite também ajuda na regeneração do músculo que, normalmente fica lesionado durante a atividade física.

Quanto menor o intervalo entre a ingestão das proteínas do leite e o término da atividade física, melhor a resposta do corpo ao exercício.

De acordo com os pesquisadores, todos os tipos de leite têm este potencial de hidratar e recompor os músculos. O que muda entre um e outro é o tempo de absorção no organismo.

O efeito do leite desnatado, por exemplo, é maior que o de soja por ele manter, por um período maior, mais elevadas as taxas de aminoácidos e estes aminoácidos são essenciais para a construção da musculatura. Embora a água faça um bom trabalho em hidratar rapidamente o corpo, de acordo com o estudo, as bebidas com um pouco de açúcar, gordura ou proteína fazem um trabalho ainda melhor, mantendo-nos hidratados por mais tempo. quanto mais você bebe, mais rápido ela escoa do estômago e é absorvida pela corrente sanguínea, onde pode diluir os fluidos do corpo e hidratar você.

O outro fator que afeta a hidratação de uma bebida está relacionado à composição de nutrientes de uma bebida. Por exemplo, o leite foi ainda mais hidratante do que a água pura, pois contém açúcar, lactose, algumas proteínas e algumas gorduras, o que ajuda a retardar o esvaziamento do líquido do estômago e a manter a hidratação por um longo período de tempo.

O leite também possui sódio, que age como uma esponja e retém a água do corpo e resulta em menos urina produzida. O mesmo pode ser dito para soluções de reidratação oral que são usadas para tratar a diarreia. Eles contêm pequenas quantidades de açúcar, além de sódio e potássio, portanto também podem ajudar a promover a retenção de água no organismo.

O estudo mostrou que sucos de frutas e refrigerantes não hidratam de forma eficiente por causa de suas altas concentrações de açúcar. Quando esse açúcar entra no intestino delgado, a água é retirada do corpo para diluí-lo e isso resulta em desidratação.

Os pesquisadores classificaram as 13 bebidas testadas, da mais hidratante à menos:

1- Leite desnatado
2- Soluções de reidratação oral
3- Leite integral
4- Suco de laranja
5- Refrigerante de Cola
6- Refrigerante de Cola Diet
7- Chá gelado
8- Chá
9- Bebida esportiva
10- Água
11- Água com gás
12- Cerveja Lager
13- Café

Embora seja importante manter-se hidratado, na maioria das situações, as pessoas não precisam se preocupar muito com a hidratação de suas bebidas.

“Se você estiver com sede, seu corpo dirá para você beber mais”.Mas para atletas que treinam em condições quentes com altas perdas de suor ou para alguém cuja função cognitiva pode ser negativamente impactada ficar longas horas sem ingerir líquidos, a hidratação se torna uma questão fundamental.

Por Kátia Beatriz