Notícias

Foto: Maria Clara Alves

Pessoas que tomaram apenas a primeira dose da CoronaVac ainda não estão imunes à Covid-19

28/01/2021 às 08:44

Mesmo com o início da vacinação contra a Covid-19 no país, ainda não é o momento para se despreocupar, pelo contrário, é importante que a população mantenha os cuidados de prevenção e combate ao coronavírus.

Isso se deve ao fato de apenas uma pequena parcela da população ter se vacinado e também por certas vacinas serem necessárias duas doses para completar a imunização contra a doença, assim como a CoronaVac, vacina que foi aplicada nos profissionais da saúde e idosos da Casa do Idoso em Patrocínio.

Conforme explicou o secretário municipal de saúde, Luiz Eduardo Salomão, todas as pessoas que tomaram a primeira dose da CoronaVac ainda vão receber a segunda dose da vacina, prevista para o dia 10 de fevereiro, e após a segunda dose, iniciará a contagem de um novo ciclo para que elas estejam de fato completamente imunizadas.

“Nesse momento todas as pessoas que tomaram a vacina na primeira fase ainda podem sim ser contaminadas pelo vírus da Covid-19. Fica aqui o nosso alerta para sempre tomar as precauções e a prevenção pessoal”, ressaltou o secretário.

Questionado pela reportagem da Difusora 95 FM, sobre os efeitos adversos da vacina, Luiz Eduardo mencionou que eles podem aparecer dentro de 72 horas após a aplicação da vacina e se a pessoa estava contaminada ou teve contato direto com o vírus de imediato após tomar a vacina pode ser sim que ela apresente sintomas, mas não provenientes da vacina, pois a CoronaVac é desenvolvida com o vírus inativado.

“Nós temos outras vacinas, não só contra a Covid-19, que usa o vírus inativado, nós sabemos qual que era o caminho a seguir se tivesse algum efeito adverso dela naquelas 72 horas, mas fica sempre um alerta, as pessoas podem ter o contato com o vírus e podem se contaminar nesse momento, porque ainda não estão imunizadas por completo”, destacou Luiz Eduardo.

O secretário informou também que segundo a gerência da Regional de Saúde a previsão é de que nesta semana Patrocínio deve receber mais doses de vacina, mas ainda não há data confirmada e nem a quantidade de doses que serão recebidas nos próximos dias.

Texto: Cristiane Andrade/ Grupo Difusora
Reportagem: Filipe Rodrigues/ Difusora 95