Notícias

Imagem ilustrativa/ Reprodução

Pessoas que tomaram vacinas contra gripe ou Covid-19 devem esperar um período para doar sangue

19/06/2021 às 14:10

No dia 14 de junho foi comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue, data em que também foi iniciada a Campanha Junho Vermelho. Esta que tem o objetivo de incentivar as pessoas a doarem, no entanto, podem haver alguns empecilhos, já que está em época de vacinação tanto contra a gripe como contra a Covid-19.

Durante entrevista à Difusora 95 FM, a chefe de enfermagem do Hospital Santa Casa, Anna Christina, explicou que aqueles que tomaram a vacina contra a gripe devem esperar 30 dias para realizar a doação de sangue.

“Algumas vacinas são produzidas com microorganismos vivos atenuados, ou seja, enfraquecidos, que não causam doenças em pessoas sadias, mas em algumas situações em que o receptor do sangue se encontra debilitado […] a vacina pode levar a ocorrência da doença”.

Já aquelas pessoas que se vacinaram contra à Covid-19 o período é menor. De acordo com Anna Christina, a Coronavac é necessário esperar 48h para realizar a doação, da Astrazeneca e Pfizer são sete dias.

O Hospital Santa Casa leva os doadores até Uberlândia, são no total 15 pessoas, o transporte é disponibilizado pela Secretaria de Saúde. “Hoje a gente solicita um microônibus devido ao distanciamento social, temos esse cuidado para essas pessoas que estão indo fazer a doação, nesse período de pandemia, não se contaminem”.

Texto: Maria Gabriela Rabelo/ Grupo Difusora
Reportagem: Nilton César/ Difusora 95