Notícias

Foto: Reprodução
Piracema termina no dia 28 de fevereiro
19/02/2020 às 12:26
A piracema é um fenômeno que ocorre com diversas espécies de peixes em rios de todo o Brasil. A palavra vem do tupi e significa “subida do peixe”. O processo recebe esse nome porque, todos os anos, eles nadam rio acima para realizar a desova.
Durante a piracema, os peixes nadam contra a correnteza, e esse processo é extremamente importante para o sucesso reprodutivo, uma vez que o esforço físico aumenta a produção de hormônios e causa a queima de gordura.
Durante o fenômeno da piracema, a pesca é geralmente proibida por lei, uma vez que os grandes cardumes encontram-se no seu período de reprodução. A captura de grande quantidade desses peixes nesse período pode ocasionar uma diminuição da população de uma determinada espécie.
Vale lembrar que o desrespeito à lei pode ocasionar multa e apreensão do material de pesca e do pescado, portanto, antes de arrumar sua tralha e curtir uma pescaria, você deve se informar a respeito das espécies que podem ser capturadas, certificando-se de que não estão em fase reprodutiva no seu estado.
Com o fim da piracema previsto para o dia 28 de fevereiro, a Polícia Militar Ambiental irá realizar uma intensa fiscalização nos rios, córregos e afluentes do município, além de contar com o apoio da Policia Rodoviaria Estadual.
Texto: Nilton César/Difusora 95
