Notícias

Foto: Reprodução

Pneumologista alerta a população sobre os riscos de pneumonia em climas frios

12/05/2021 às 19:58

A mudança climática, do calor para o frio de maneira brusca, pode causar doenças como, por exemplo, a pneumonia. De acordo com o pneumologista, Bernardo Freitas, essa enfermidade se trata de infecções que atingem os pulmões e podem ser causadas por diversos microorganismos como, bactérias, fungos e vírus.

O pneumologista alertou que assim que identificar os sintomas da doença é necessário recorrer ao atendimento médico. “A pneumonia gera sintomas como, febre, mal-estar, cansaço, fadiga, falta de ar, tosse com expectoração. Então é muito importante, se sentir esses sintomas, buscar avaliação médica”.

Apesar da doença ser comum, ela pode levar à morte. Portanto, segundo Bernardo Freitas, a pneumonia tem tratamento, mas é importante ir ao médico o quanto antes para obter bons resultados.

Para evitar essa e demais enfermidades é importante adotar hábitos de vida saudável, não somente para estética, como conta o pneumologista. “Manter uma boa hidratação, realizar uma alimentação adequada nos horários corretos. Evitar comidas gordurosas, frituras e alimentos industrializados. Dar preferências para os alimentos naturais como os nutricionistas os orientam e também praticar atividade física”.

Um aviso que Bernardo deixa para a população, principalmente àqueles que possuem doenças respiratórias crônicas, é que a pandemia ainda não acabou. Portanto, quem tiver a oportunidade de tomar a vacina contra a Covid-19, não deixe para depois, afinal, pode evitar complicações.

Texto: Maria Gabriela Rabelo/ Grupo Difusora
Reportagem: Nilton César/ Difusora 95