Notícias

Foto: Reprodução/Ilustrativo

Pneumologista fala sobre doenças respiratórias no período frio

20/05/2022 às 16:17

O inverno brasileiro inicia em 21 de junho deste ano, no entanto, as baixas temperaturas, o tempo seco e a baixa umidade do ar já estão sendo sentidas principalmente por aquelas pessoas que possuem problemas respiratórios.

Em entrevista à Difusora 95 FM, o médico pneumologista, Bernardo Freitas, explicou que as condições climáticas frias e ar seco propiciam o aumento do número de vírus circulantes no ar, bactérias e outros organismos.

Diante disso, eleva os casos de contaminações e podem ocorrer resfriados, gripes, pneumonias, crises agudas de asma, e outras alterações em pacientes que têm doenças pulmonares.

Bernardo deixou dicas de como lidar com esse período frio e evitar doenças respiratórias. Dentre elas, a importância de redobrar os cuidados com a higiene do lar, evitando levantar poeira (recomendado utilizar pano úmido), evitar contato com produtos químicos com cheiros fortes, lavar sempre as mãos e utilizar álcool em gel, usar máscara e evitar contato com pessoas doentes.

Além disso, é recomendado manter uma boa umidade no quarto, seja com um balde de água, bacia ou até mesmo umidificador. Outro ponto importante é se agasalhar bem no período noturno e dobrar a atenção com crianças e idosos.

Texto: Maria Gabriela Rabelo/ Grupo Difusora
Reportagem: Nilton César/ Difusora 95