Notícias

Foto: Reprodução
Pneumologista fala sobre os cuidados que se deve ter com as doenças causadas pelo mofo
02/03/2022 às 15:34
Durante o período chuvoso é freqüente o aparecimento de mofo nas casas e até mesmo nos objetos e podem provocar problemas respiratórios ou agravar doenças crônicas.
O mofo é uma formação de microrganismos constituídos por vários tipos de fungos que não podem ser vistos a olho nu. Os fungos se multiplicam em ambientes úmidos e escuros, com pouca luz e pouco arejamento. A estrutura do mofo contém esporos que ficam no ar e podem ser inalados pelas pessoas que frequentam o local.
Em entrevista a Difusora 95 FM, a médica pneumologista, Milene Fonseca, afirmou que as principais doenças que podem ser desencadeadas pela exposição ao mofo, principalmente naqueles indivíduos que já possuem doenças respiratórias ou pré disposição para desenvolvê-las são: a rinite, sinusite, asma e Pneumonite por hipersensibilidade.
Os sintomas são muitos e variam de acordo com cada indivíduo, dependendo da doença que ele já apresenta, porém os mais comuns são coriza, espirros, congestão nasal, tosse, falta de ar dentre outros, os sintomas podem variar de acordo com a causa e as doenças que o paciente já possui.
Para evitar o mofo é importante que o ambiente tenha circulação de ar mantendo janelas e portas abertas, viabilizando a passagem de ar por toda a casa, mesmo durante os períodos de inverno, ajuda a evitar que o mofo consiga se difundir.
Em locais onde há a constante presença de água e umidade, como cozinhas, banheiros e lavanderias, é importante que os azulejos sejam constantemente limpos com produtos e desinfetantes específicos para combater o mofo.
É importante também ficar atento a locais que não estão constantemente à vista, como paredes atrás de móveis, cortinas pesadas, colchões, roupas guardadas e debaixo de camas.
A doutora Milene ressaltou que durante crises alérgicas causadas pelo mofo o paciente pegue orientação médica, em que o profissional da saúde poderá avaliar a atual situação do paciente.
Texto: Rosa Machado / Grupo Difusora
Reportagem: Nilton César / Difusora 95
