Notícias

Foto reprodução
Pode Cozinhar Beterraba no Feijão?
12/09/2023 às 17:32
Aposto que muitos de vocês já ouviram falar que cozinhar beterraba no feijão é uma ótima estratégia, não é?
Isto porque dizem que pode dar uma dose extra de ferro na refeição.
A verdade é que não. Na verdade é ao contrário!
A beterraba possui ácido oxálico ou oxalato, um fator antinutricional, que reduz a biodisponibilidade de nutrientes, especialmente micronutrientes como o ferro e o cálcio.
Se você ama comer beterraba com feijão, a estratégia usada para minimizar esse antinutriente é o cozimento até fervura e descarte da água. Então minha dica é, cozinhe antes e adicione depois.
Mas nada de colocar tudo na pressão e cozinhar junto, viu?
Beterraba é rica em ferro?
Mitos e verdades sobre alimentos e anemia
Algumas ideias soam verdadeiras ,mas não têm respaldo científico. Essa história a partir do caso da beterraba, que não é fonte de ferro.
Muitos alimentos ou preparações são considerados vilões e outros tantos, mocinhos. Essa dicotomia é interessante e acaba rendendo algumas histórias que ficam na boca do povo. O hábito alimentar é tão influenciado pela cultura que alguns mitos da nutrição, de tanto que são reproduzidos, são tidos como verdade.
Quer fazer um teste?
Se comentar por aí que precisa aumentar o consumo de ferro para prevenir ou tratar uma anemia, aposto que receberá dicas para incluir no cardápio fígado, feijões, folhas verdes, frutas cítricas… e beterraba!
Mas a beterraba, que é tão famosa pelo seu suposto teor de ferro, na verdade apresenta uma quantidade muito pequena desse mineral.
Para efeito de comparação, 100 gramas de carne têm, em média, 3 gramas de ferro. Já 100 gramas de feijão contêm 1,3 grama de ferro. E a mesma porção de beterraba possui apenas 0,2 grama de ferro.
Ao pensamos no aporte de ferro, é preciso considerar também a sua biodisponibilidade, ou seja, a capacidade de ser absorvido e aproveitado pelo organismo. O ferro de origem animal, conhecido por ferro heme (que vem de hemácia, a célula vermelha do sangue), é mais bem absorvido pelo organismo do que o ferro não-heme, que é encontrado nos alimentos de origem vegetal.
Tudo pode mudar a partir de agora. A maioria das casas que compra beterraba para consumo, aproveita o cozimento do feijão para cozinhar também a beterraba. Uns só querem economizar no cozimento, mas quase todo mundo acha que cozinhá-la no feijão vai enriquecer com mais ferro e vitaminas. A coisa não funciona bem assim.
Então cozinhar feijão com beterraba, faz mal?
É comum achar que a beterraba é uma raiz, como a cenoura, porém o órgão de reserva é o caule, mais especificamente o colo da planta.
Conforme já sinalizamos no texto “Comer beterraba cura mesmo anemia?”, ao contrário do que muitos pensam, a beterraba possui uma quantidade muito pequena de ferro presente em sua composição. Mas, não é preciso desanimar com a beterraba, ela é rica em antioxidantes, que ajudam a pele a partir de processos de oxidação dos radicais livres, também é um desintoxicante natural que purifica o sangue e faz a pele brilhar.
Partindo do princípio que a beterraba não oferece uma quantidade significativa de ferro para o feijão durante o cozimento, será que ela atrapalha?
Será que a beterraba “tira” o ferro que o feijão carrega?
A resposta, infelizmente, é sim. E você deve parar com esse costume agora mesmo. De acordo com um trabalho divulgado no livro de resumos da SBPC (Sociedade Brasileira do Progresso da Ciência), os testes realizados indicam que houve uma redução de 32% na quantidade de ferro quando adicionada a beterraba para o cozimento do feijão preto.
De acordo com as autoras, foram encontrados, respectivamente, 1,6 mg/100 g e 1,1 mg/100 g de feijão preto cozido sem e com beterraba em cubos. O valor encontrado no feijão preto cozido com adição de beterraba, mostra uma redução do teor de ferro, provavelmente em função da diluição da amostra provocada pela presença da beterraba, ou seja, uma mesma massa de amostra com beterraba contém menor quantidade de feijão do que uma amostra composta exclusivamente de grãos de feijão.
Contudo, que fique bem claro: beterraba com feijão NÃO FAZ MAL. Podem ser consumidos juntos e cozidos juntos, mas não se iluda que este cozimento compartilhado irá te favorecer nutricionalmente, sobretudo a respeito dos níveis de ferro.
Fonte: Veja Saúde ,Diário de Bio e Portal de Nutrição
>>>CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS DA DIFUSORA 95 NO WHATSAPP <<<<