Notícias

Polícia Ambiental alerta sobre crime de criação ilegal de animais silvestres
05/07/2021 às 15:00
A Polícia Ambiental atua na prevenção e preservação do meio ambiente e dos recursos naturais do estado de Minas Gerais, sendo importante aliado no resgate de animais silvestres mantidos em cativeiro sem a devida autorização dos órgão ambientais. A apreensão de animais silvestres criados de forma ilegal está entre as principais ações desenvolvidas pela unidade policial da região de Patrocínio.
O comandante do 4º Pelotão da Polícia Militar Ambiental, sediado em Patrocínio, Tenente Wellington Cortes, orienta a população sobre o que deve ser feito se caso um animal silvestre aparecer, principalmente se ele estiver machucado, sem condições de deslocar sozinho. “O procedimento é comunicar a Polícia de Meio Ambiente para que nós façamos o recolhimento deste animal e encaminharmos para o hospital veterinário em Patos de Minas, o Cetas, que agora tem uma estrutura toda voltada para o acolhimento e tratamento desses animais”, explicou.
“Achou, faça a comunicação. Não pode ficar com esse animal e criá-lo. Se você sofrer uma fiscalização e esse animal estiver lá, você pode estar cometendo o crime de criação ilegal de animal silvestre, que além de crime, tem uma multa”, continuou.
A multa por criação ilegal de animais silvestre como por exemplo, papagaios ou maritacas, pode chegar a R$13 mil, além de a pessoa responder criminalmente. “As vezes a intenção é boa, mas ela é proibida”, finalizou o comandante.
Texto: Thais Busqueiro/Grupo Difusora
Reportagem: Nilton César/Difusora 95
