Notícias

Polícia Ambiental realizou apreensões de pássaros silvestres durante a semana

22/07/2017 às 10:04

Nos últimos dias, o Pelotão da Polícia Militar Ambiental realizou o cumprimento de mandados de prisões expedidos pela justiça através de apoio da população que efetuou denúncias de pessoas que estariam criando pássaros silvestres sem a devida autorização e um homem que estaria traficando aves para o Rio de Janeiro para serem vendidas em feiras.

De acordo com o comandante do Pelotão, Tenente Heliton Cortes, foram desencadeadas as operações que resultaram nas prisões de três pessoas, sendo um homem que era foragido da Justiça e possuía mandado de prisão da comarca de Guarulhos, além da apreensão de 40 pássaros capturados na natureza e que não tinham registro para criação, o que acabou configurando crime ambiental. Outra situação que chamou a atenção foi um homem, flagrado com vários canários de uma bolsa, onde ele iria embarcar em um ônibus para o Rio de Janeiro. A prisão dele foi feita na rodoviária.

O oficial lembra que a pessoa que queira ter um pássaro silvestre, deverá fazer a aquisição em criadouros legalizados pelo Instituto Estadual de Florestas para que seja fornecido o registro e que seja anilhado com o número do documento. Para obter maiores informações o interessado em ter uma ave legalizada poderá procurar o escritório do IEF em Patrocínio  para saber como é feito todo procedimento. Tenente Cortes alerta que é impossível fazer o cadastro de pássaros que tenham sido capturados, independente da idade. Essa ação é considerada crime ambiental.

Renato Oliveira