Notícias

Polícia Civil alerta população sobre risco de cair em golpe de estelionato

14/02/2020 às 08:01

Foi realizado na manhã desta quinta-feira 13, na delegacia de plantão da policia civil, uma coletiva de imprensa onde o delegado de furtos e roubos, Renato Mendonça, chamou a atenção para o cuidado em cair no golpe de estelionato.

O estelionato é quando uma pessoa usa o engano ou a fraude para levar vantagem sobre alguém. É considerado como um crime contra o patrimônio, mas, ao contrário de outros delitos da categoria, no estelionato não há uso de força.

O criminoso utiliza lábia e influência para convencer a vítima a dar dinheiro, objetos pessoais, dentre outros. Para que haja estelionato, é preciso quatro condicionantes:

  • vantagem ilícita para quem comete o delito
  • prejuízo para a vítima
  • uso de malícia para enganar
  • indução da pessoa ao erro

Por exemplo, quando uma empresa cobra por um serviço que sabe ser impossível prestar, está cometendo estelionato. O mesmo acontece quando você compra pela Internet um colar de ouro e recebe, em seu lugar, uma bijuteria (de forma proposital).

É bem isso que vem acontecendo em Patrocínio.

Várias pessoas estao sendo vitimas desse tipo de crime, de acordo com o delegado, Renato Mendonça, os crimes tem acontecido mais precisamente através do site de compra e venda OLX. As pessoas colocam um bem a venda, como por exemplo, carros ou motos, e então outra pessoa má intencionada entra em contato com o vendedor demonstrando interesse em adquirir, quando na verdade já esta negociando o veiculo da pessoa com um terceiro, com um valor inferior, e o proprietário do veiculo passa o bem para o estelionatario acreditando ser um bom negócio, quando na verdade acaba de ser vitima de uma fraude.

O delegado alerta que, quando a pessoa perceber que foi vitima, procure o mais rápido possível a delegacia de policia civil para que seja realizado os trabalhos a fim de localizar esses autores. E o mais importante, sempre que for fazer negócio principalmente pela internet, procure a delegacia de policia civil e busque informaçoes a respeito do comprador.

Texto: Filipe Rodrigues/Difusora 95