Notícias

Foto: Reprodução

Polícia Civil recupera mais de 65 mil reais de vítima de golpe virtual em Patrocínio

05/12/2024 às 11:02

A Polícia Civil de Minas Gerais recuperou, na última semana, o montante de R$66.736,14, que havia sido transferido para contas de estelionatários.

O caso ocorreu no dia 4 de junho de 2024, em Patrocínio, onde uma mulher de 40 anos foi induzida ao erro após interações em redes sociais. A vítima foi induzida a realizar diversas transferências para uma suposta plataforma de investimento, onde cumpriria metas em troca de pagamentos vantajosos.

No entanto, em vez de cumprir com os pagamentos prometidos, os golpistas exigiram novas transferências bancárias, alegando serem condições para liberar os valores anteriores, além das comissões supostamente acumuladas. O montante transferido nessas condições ultrapassou os R$65.000,00.

Ao perceber o golpe, a vítima compareceu rapidamente à delegacia, permitindo a adoção das providências necessárias à integral recuperação do numerário e restituição à parte lesada. Mesmo após a devolução do dinheiro, as investigações prosseguem para a identificação dos demais integrantes da organização criminosa.

A Polícia Civil orienta à população para que redobrem os cuidados ao fazerem pagamentos ou transferências de valores para terceiros:
• Desconfie de toda e qualquer oferta ou proposta muito vantajosa, seja de lucros muito autos ou preços muito inferiores aos praticados no mercado.
• Jamais forneça dados bancários, senhas e outras informações pessoais a terceiros. Bancos não ligam solicitando essas informações ou fotos do cartão ou da tela do caixa eletrônico.
• JAMAIS baixe aplicativos solicitados por terceiros por meio de contatos telefônicos e não forneça códigos recebidos em seu telefone.
• Nunca faça transferências para contas desconhecidas.
• Empresas que trabalham com empréstimos pessoais não solicitam pagamentos antecipados. Desconfie de toda forma de solicitação de dinheiro como condição para celebrar esses contratos.
• Em negociações de venda de bens, especialmente veículos, NUNCA omita informações para a outra parte e somente faça pagamentos diretamente para o vendedor.
• Desconfie de contatos de supostos familiares por meio de novos números pedindo dinheiro. Faça sempre contato com o familiar por meio de ligação ou videochamada confirmando o pedido.

Sempre procure o auxílio de pessoas conhecidas quando suspeitar que um determinado fato que pode se tratar de um golpe. Se persistir a dúvida, antes de qualquer pagamento, procure a polícia.

Com informações da Políca Civil