Notícias
Polícia Militar desenvolve mais uma etapa da Operação Choque de Ordem
11/12/2024 às 11:23
No dia 10/12/2024 (terça-feira), em Patrocínio, durante Operação Natalina 2024, com o objetivo de potencializar as ações de ostensividade do policiamento e fortalecimento da segurança pública com foco na prevenção criminal, a Polícia Militar de Minas Gerais, por meio do 46º Batalhão de Polícia Militar, desencadeou a atividade policial preventiva denominada Operação Choque de Ordem, em conjunto com o Poder Público municipal no entorno do Terminal Rodoviário e da área central da cidade de Patrocínio/MG, com abordagem às pessoas em situação de rua, bem como as pessoas suspeitas em vias públicas.
A operação contou com a costumeira participação da secretaria de Desenvolvimento Social, na emissão de passagens e apoio logístico, por meio do abrigo municipal.
A Operação Choque de Ordem tem como finalidade principal evitar pequenos delitos, a qual obteve os seguintes resultados:
– 25 indivíduos abordados;
– 08 pessoas retornaram para suas cidades de origem;
– 01 aguarda seu horário para viagem de retorno.
Até o momento, foram emitidas 1020 passagens em 2024, conforme relação a seguir:
Janeiro = 60
Fevereiro = 96
Março = 118
Abril = 119
Maio = 143
Junho = 92
Julho = 91
Agosto = 82
Setembro = 89
Outubro = 82
Novembro = 34
Dezembro = 14
Ressalta-se que ainda há várias pessoas em situação de rua em Patrocínio (mendigando), as quais não aceitam ajuda e recusam a irem para o abrigo municipal, dificultando as ações da Polícia Militar.
Dentre elas, a maioria é de Patrocínio/MG ou aqui residem há muito tempo, refugiando-se nas vias públicas, causando perturbações e insegurança pública.
Essa situação merece urgente apoio da secretaria de Desenvolvimento Social para providências sociais e um trabalho buscando a convivência familiar.
Esta operação é fundamental para a segurança pública, devendo ser realizada 24 horas por dia pela Polícia Militar, e pelo menos uma vez por semana na cidade, em conjunto com o poder público municipal.
As viaturas disponíveis no turno deverão dar continuidade à Operação Choque de Ordem.
Com informações da Polícia Militar