Notícias

Foto: Thais Busqueiro
Polícia Militar realiza lançamento da Operação Maria da Penha
23/08/2021 às 11:20
Na manhã desta segunda-feira, 23, a Polícia Militar de Patrocínio, realizou o lançamento oficial da Operação Maria da Penha, que acontece em todo o Brasil, durante um mês.
Equipes do Sestran, do 46º Batalhão de Polícia Militar e a Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica de Patrocínio se reuniram na Praça da Igreja Matriz para o lançamento oficial da operação, que teve início no dia 20 de agosto e termina no dia 20 de setembro. A cerimônia aconteceu no dia 23 de agosto, data em que se comemora o “Dia Estadual de Combate ao Feminicídio.”
A Operação Maria da Penha visa reforçar o enfrentamento à violência doméstica contra a mulher, com foco no atendimento a casos emergenciais, que são os que acontecem com maior frequência e/ou de maior gravidade, dando continuidade à campanha Agosto Lilás, que neste ano celebrou os 15 anos da Lei Maria da Penha.
“O objetivo é que, em todo o Brasil, tenha esse reforço, esse empenho maior dos órgãos e também o encorajamento às mulheres, para que elas possam denunciar e sair do ciclo de violência”, explicou o Tenente Coronel Salomão Queiroz Caixeta, comandante do 46º BPM. Em Patrocínio, além da viatura de prevenção à violência doméstica, todo o efetivo do batalhão estará disponível e com a atenção redobrada às denúncias de violência doméstica.
Além da Polícia Militar, as ações de combate à violência de gênero, em Patrocínio, contam com apoio e trabalho da Polícia Civil, através da Delegacia da Mulher, do Ministério Público, do Poder Judiciário, da Prefeitura Municipal e de ONGs municipais. “A operação é justamente uma forma de fomentar todos esses órgãos a ter um olhar mais atento, de forma mais objetiva para contribuir para a prevenção da violência doméstica”, afirmou o comandante.
Para denunciar qualquer tipo de violência doméstica, seja física, psicológica, sexual e patrimonial, o telefone é 181. Para casos que necessitem de intervenção imediata de urgência, a vítima e/ou testemunhas podem acionar a Polícia Militar através do 190.
As vítimas também podem contar com a ajuda em estabelecimentos comerciais do município, principalmente em bancos e farmácias. Para denunciar de forma silenciosa, a vítima pode fazer um “X” na palma da mão ou em um papel, e mostrar para um atendente, que realizará a denúncia por ela.
Texto: Thais Busqueiro/Grupo Difusora
Reportagem: Filipe Rodrigues/ Difusora 95