Notícias

Polícia Militar vai fiscalizar cidadãos sem máscaras pelas ruas de Patrocínio
30/06/2020 às 08:20
Devido ao aumento de casos da Covid-19 em Minas Gerais o Governador Romeu Zema utilizou suas redes sociais para informar que a Polícia Militar está autorizada a orientar os cidadãos que estejam sem máscaras pelas ruas da cidade e em situações de aglomeração.
Em reportagem à Difusora 95, o comandante do 46º Batalhão de Polícia Militar de Patrocínio, tenente coronel Salomão Caixeta, explicou como será realizada essa ação no município.
Neste primeiro momento, os militares visam a conscientização da população, por isso serão realizadas advertências e orientações. A Polícia poderá utilizar de sinais sonoros, por meio da sirene das viaturas e em alguns casos poderão emitir alertas com o megafone.
De acordo com o comandante, num segundo momento, em caso de desobediência e não aceitação das orientações, o cidadão poderá infringir o artigo 268 do código penal, que se trata do descumprimento de medidas sanitárias preventivas e tem uma pena prevista no código penal, podendo o policial fazer ocorrência referente a este artigo por descumprimento dessas normas.
“Alguns casos mais extremos, pode ensejar no crime de desobediência previsto no artigo 330 do código penal que é desobedecer à ordem legal de servidor público, seriam os casos mais raros, assim a gente espera”, complementou Salomão Caixeta.
O militar pediu ainda que a população tenha esse entendimento, que confie na Polícia Militar e respeite as orientações dos policiais para que juntos seja possível vencer este momento difícil pelo qual todos estão passando.
Reportagem: Nilton César/ Difusora 95
Texto: Cristiane Andrade/ Grupo Difusora