Notícias

Foto: Cristiane Andrade

Policiais Civis realizam manifestação contra reforma da Previdência estadual proposta pelo governador Romeu Zema

15/07/2020 às 06:44

Na manhã desta terça-feira (14) foi realizada uma manifestação em frente à Delegacia de Plantão da Polícia Civil em Patrocínio, contra a reforma da Previdência estadual proposta pelo governador Zema. A proposta está em tramitação na Assembleia de Minas Gerais.

A categoria critica a tramitação do projeto durante a pandemia. Os servidores alegam que pretendem barrar a avaliação da proposta até que sejam ouvidos. Entre as reivindicações está a preocupação com o fim do Instituto de Previdência no modelo em que opera atualmente. O governo do estado pretende criar o MGPrev, uma nova autarquia de previdência para os servidores civis do estado.

Na terça-feira (7), a Comissão de Administração Pública da Assembleia deu parecer favorável à proposta do governo, que segue, agora, para análise da Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social. Na ocasião, foram apresentados substitutivos que propõem o desmembramento da PEC 55/20 e do PLC 46/20. Ele separa os assuntos diretamente ligados à previdência das questões apenas administrativas e que alteram a política remuneratória dos servidores.

O governo do estado afirmou que a reforma da Previdência, apresentada pelo Governo de Minas para os servidores públicos estaduais, segue um movimento mundial que busca garantir sustentabilidade agora e no futuro para as aposentadorias. Acrescentou ainda que as mudanças previstas não afetam os benefícios já usufruídos pelos servidores e respeitam o direito adquirido, assim como o abono permanência.

O Delegado de furtos, roubos e tóxicos, Dr Renato Mendonça, disse que “A esperança é que haja discussão, e o projeto fique razoável, para que a classe não seja tão afetada como pretende o Governador Zema, estamos abertos à discussão, não estamos fechados para conversa muito pelo contrário, queremos conversar para que na próxima semana o projeto seja aprovado sem discussões”.

Texto: Filipe Rodrigues/ Difusora 95