Notícias

Foto: Reprodução/Ilustrativa
População deve se alertar aos cuidados preventivos contra Dengue, Chikungunya e Zika Vírus
14/12/2020 às 09:09
O período chuvoso já se iniciou e neste momento é preciso redobrar a atenção em relação aos cuidados para se evitar casos de Dengue, Chikungunya e Zika Vírus provocados pelo mosquito Aedes Aegypti.
De acordo com o boletim epidemiológico de monitoramento das doenças divulgado pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais no último dia 10 de dezembro, em 2020 Minas Gerais registrou 57.363 casos confirmados de dengue e 12 óbitos confirmados pelo agravo. Em relação à Chikungunya, foram 1.181 casos confirmados e três óbitos em investigação. Já sobre o Zika Vírus foram 139 casos confirmados.
O enfermeiro responsável pelo setor de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde em Patrocínio, Gilberto Martins Júnior, destacou que esta época do ano, devido ao período chuvoso, é muito propícia à proliferação do mosquito transmissor e por isso destacou a importância de reforçar os cuidados que já são necessários ao longo do ano.
“A forma de proliferação é muito simples de ser identificada, é água parada, uma água de chuva acumulada em algum tambor, uma caixa d’água que está aberta e o combate nesse sentido de evitar que essa água fique exposta, que esses insetos não se proliferem ali, pelo menos uma vez por semana troque a água dos animais, verifique as calhas se não estão entupidas, depósitos de água, tambores por exemplo é preciso que estejam tampados”, enfatizou Gilberto.
O enfermeiro afirmou ainda que, as ações de combate por parte da Secretaria estão sendo intensificados, bem como as visitas dos agentes nas casas, nos comércios e principalmente no sentido de levar informação a toda comunidade.
Texto: Cristiane Andrade/ Grupo Difusora
Reportagem: Filipe Rodrigues/ Difusora 95
