Notícias

População em situação de rua segue invisível nas estatísticas oficiais do país
12/01/2023 às 14:55
Você já parou para pensar como o Censo do IBGE é feito, os recenseadores vão até seu domicílio e através das respostas às questões levantadas, políticas públicas em áreas como saúde e educação são definidas. Mas e para quem é morador de rua? Pois é, as pessoas que mais precisam ser contadas pelo Censo não estão nas estatísticas oficiais do país.
Segundo o Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua (POLOS-UFMG), pelo menos 38 mil novas pessoas passaram a viver em situação de rua no país após a pandemia.
O coordenador do escritório regional do IBGE em Patrocínio, Edmilson Laurentino, esclareceu que o censo contabiliza apenas os moradores de rua que possuem um local fixo para dormir.
Já de acordo com o secretário municipal de desenvolvimento social, Alaércio Rodrigues, apesar dos moradores de rua seguirem invisíveis nas pesquisas oficiais, a secretaria com recurso próprio do município realiza políticas públicas para atender e assegurar os direitos desta população.
Texto: Carolinne Souza/ Grupo Difusora
Reportagem: Aléx Henrique/ Difusora 98
