Notícias

Por que alguns remédios não devem ser tomados com café, chá ou chocolate quente.

28/02/2023 às 16:29

Para muita gente, começar o dia sem café é indispensável

Mas, em alguns casos, quando tomamos certos medicamentos pela manhã, é melhor esperar um pouco antes de pegar sua xícara.

Alguns remédios podem ser tomados em diferentes horários do dia, mas também é recomendável não ingeri-los com líquidos que contenham cafeína – como chás e chocolate quente.

“Há aproximadamente 60 medicamentos que podem ter interações com a cafeína”,  Antonio Javier Carcas Sansuán, professor de farmacologia da Universidade Autônoma de Madri, na Espanha.A maioria dessas interações é, no entanto, moderada.

Pense nesse alvo como o ponto estratégico para tratar uma doença, a proteína dentro do nosso corpo — o receptor que o medicamento vai ativar ou bloquear — sobre a qual exercerá seu efeito.E para que isso aconteça, ele precisa ser absorvido e distribuído de forma eficiente.Depois, esse remédio tem que ser metabolizado, ou seja, eliminado do corpo — e o principal órgão nesse processo é o fígado, que se encarrega de purificar nosso organismo.

Mas o que acontece se o café for adicionado a essa jornada? Depende do medicamento e da sua finalidade.

No cérebro

Lembre-se que a cafeína é um estimulante do sistema nervoso central, que pode causar agitação e pressão alta.

Se estamos falando de um medicamento destinado a produzir um efeito sedativo ou tranquilizante, misturar com café ou qualquer bebida com cafeína vai ser prejudicial porque vai neutralizar os efeitos da droga.Vários desses remédios pertencem à família dos benzodiazepínicos — usados, por exemplo, em tratamentos para ansiedade e insônia.

“Então, você receberia, por um lado, a estimulação da cafeína e, por outro, a ação relaxante da droga: efeitos opostos.””Tomar esses remédios com bebidas ricas em cafeína é totalmente desaconselhado porque você está ingerindo, por meio do café ou refrigerantes de cola, uma molécula que faz exatamente o oposto do que as drogas estão tentando fazer”, completa.

No fígado

Além disso, alguns remédios usam as mesmas enzimas e proteínas que a cafeína para serem metabolizados no fígado, então há uma espécie de interferência que pode fazer com que o remédio se acumule no corpo mais do que o necessário.

A cafeína pode modificar o efeito de algumas drogas, ao potenciá-lo ou diminuí-lo.

Há também medicamentos que inibem o metabolismo da cafeína, bloqueando a ação da enzima responsável por esse processo.

Um exemplo são alguns antibióticos, como as quinolonas.

Questão de absorção

Também é recomendado que alguns medicamentos, como o usado para tratar o hipotireoidismo, sejam tomados com o estômago vazio.”É importante que a tiroxina seja tomada com o estômago vazio, sem ter ingerido nenhum alimento, nem café, e esperar um pouco antes de tomar o café da manhã para favorecer a absorção completa da droga a nível intestinal, e atingir assim os níveis ideais do hormônio em nosso corpo.

É que a presença de alimentos no estômago e no intestino também pode dificultar a absorção de certos medicamentos.”Mesmo que você tome a dose recomendada, se uma parte dela não for absorvida, não vai surtir o efeito farmacológico.”

O elemento lácteo do café

Não se deixe enganar por um café cheio de leite.As tetraciclinas, que são um tipo de antibiótico, formam um “complexo” com o leite e isso impede sua absorção.”Esse complexo passaria por todo o nosso sistema digestivo até ser eliminado nas fezes sem ser absorvido em nenhum momento por meio das paredes gastrointestinais, sem chegar ao sangue e sem cumprir seu objetivo.”Se você tomar esse tipo de antibiótico com café com leite, “você o está jogando fora”.

Leia a bula

Se você for tomar um remédio que afeta o sistema nervoso central, como antidepressivos, é fundamental seguir as orientações do médico, pois a cafeína por si só é um grande estimulante desse sistema.É fundamental que os medicamentos sejam tomados conforme indicado pelos profissionais de saúde.

Fonte: MSN Saúde.