Notícias

Possível introdução do Zika Vírus e Chikungunya em Patrocínio já é preocupante

29/02/2016 às 10:32

Oficialmente, o setor de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Patrocínio ainda não recebeu notificações de casos de Febre Chikungunya e microcefalia relacionada ao Zika Vírus, segundo relatou o enfermeiro responsável pelo setor, Gilberto Martins Júnior. Contudo existe a preocupação, uma vez que houve confirmações da Febre Chikungunya em Uberlândia e Uberaba em 2015 e alguns casos suspeitos estão sob investigação.

Quanto ao Zika Vírus e microcefalia, até a última quinta-feira (25) eram 17 casos em todo Estado e dos últimos confirmados, Uberlândia apresentou uma gestante infectada pelo vírus o que levanta a preocupação na região, já que o transmissor é o mesmo da dengue.

Visando evitar a proliferação, a vigilância volta a orientar a população que cuide de seus quintais para recolher materiais que possam procriar o mosquito, como vasos de plantas, pneus, copos e tampinhas de garrafas. Hoje o mosquito pode se reproduzir até mesmo em água suja. Para gestantes a Secretaria aconselha que sempre utilize o repelente, mesmo ainda não havendo casos em Patrocínio para evitar possível contaminação.

Renato Oliveira