Notícias

Foto: Reprodução/Ilustrativa

Prazo de inscrições encerrado para o processo seletivo de conselheiros tutelares em Patrocínio

16/06/2023 às 14:47

No último dia 12 de junho, encerrou o prazo para as inscrições dos interessados em participar do processo seletivo para as vagas de conselheiros tutelares no município de Patrocínio.

Em entrevista à Difusora 95 FM, o secretário municipal de Desenvolvimento Social, pastor Alaércio Rodrigues Luzia, ressaltou que o período de inscrições encerrou-se em 12 de junho, e agora seguirão os trâmites com a empresa responsável pelas próximas etapas até a conclusão da escolha dos novos conselheiros de Patrocínio. Um total de 26 pessoas se inscreveram para as vagas.

No dia 16 de junho, a empresa contratada realizará a averiguação das documentações dos candidatos. Após essa etapa, os nomes dos participantes do segundo processo, que consiste em uma prova escrita, serão divulgados por meio da rádio, portal da Prefeitura Municipal, Conselho Tutelar e outros veículos de imprensa.

O secretário explicou que o cronograma das etapas está sendo seguido, e a verificação das documentações é o primeiro processo, onde algumas pessoas podem ser indeferidas por falta de documentação ou por não atenderem aos requisitos estabelecidos no edital.

A prova escrita será realizada no dia 2 de julho e, em seguida, os candidatos aprovados nessa etapa passarão por um teste psicológico. Após a aprovação nesse teste, as eleições para o Conselho Tutelar de Patrocínio serão realizadas no dia 1º de outubro.

Neste ano, as eleições para o Conselho Tutelar serão abertas a toda a população, sendo distribuídas cerca de 80 a 88 urnas em diferentes locais da cidade. Todos os eleitores com título eleitoral poderão participar do processo de escolha dos novos conselheiros tutelares.

Sobre a divulgação dos locais de votação, o secretário informou que serão os mesmos locais onde as pessoas votam para deputados, vereadores e prefeitos. Houve alguns contratempos na aquisição das urnas eleitorais, mas o processo está em andamento, com acompanhamento do Conselho Tutelar e do Poder Judiciário, para garantir que seja realizado de maneira adequada e que os eleitos possam tomar posse em 10 de janeiro de 2024.

Texto: Gabriela Rabelo/ Difusora 95
Reportagem: Filipe Rodrigues/ Difusora 95