Notícias

Foto: Reprodução

Prazo para declaração de vacinação contra aftosa termina dia 25

19/06/2018 às 09:52

Na última sexta-feira (15), foi encerrado o período para que os produtores pudessem vacinar os rebanhos de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa. A partir desta data, eles tem até dia 25 deste mês para fazer a declaração junto ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), onde devem procurar o escritório regional ou fazer através da internet, pelo site do órgão ou pelo portal do produtor.

Segundo a médica veterinária do IMA de Patrocínio, Rosana Cunha, o índice até dia 18 era de 95% de animais vacinados e de 91% de criadores que já haviam feito a declaração. Ela lembra que esses números estão sendo considerados baixos, uma vez que houve a prorrogação dos prazos de vacinação e de declaração, devido à greve dos caminhoneiros .

Do número apresentado, faltava em torno de 180 produtores fazerem a declaração, e, caso algum criador não tenha mais animais na propriedade, é obrigatório que seja comunicado no IMA para que seja dada baixa no cadastro dele, para que o mesmo não fique inadimplente.

Os produtores que ainda não fizeram o recadastramento devem procurar o Instituto e com isso também ser cadastrado no Portal do Produtor. Os documentos necessários são: comprovante de endereço, documentos pessoais e caso queira ter acesso ao Portal, apresentar um e-mail para que seja feita a senha dele.

Renato Oliveira/Difusora 95