Notícias

Foto: Divulgação

Prazo para justificativa de ausência no Enade termina hoje

05/02/2020 às 15:03

Último dia para quem não participou do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, o Enade, justificar a ausência.O prazo termina nesta quarta-feira.

A justificativa é obrigatória para os chamados concluintes, alunos que estão na reta final do curso, que não fizeram a prova ou não responderam ao questionário do estudante. Sem justificar a ausência, o formando não terá o diploma liberado.

O pedido de dispensa do Enade deve ser feito na instituição de ensino, ao coordenador do curso. A prova do Enade serve para avaliar o desempenho dos mais diversos cursos de graduação.

Em 2019, ela contou com quase 400 mil participantes e foi aplicada em 24 de novembro.

A regularização dos estudantes ocorrerá de acordo com os critérios descritos no edital:

•Dispensa de prova por solicitação do estudante – a solicitação de dispensa de prova por parte do estudante deve ser feita, exclusivamente, pelo Sistema Enade. O período de solicitação de dispensa de prova acontece entre 2 de janeiro de 2020 e 5 de fevereiro de 2020. A dispensa de prova regularizará a situação do estudante apenas caso tenha preenchido o questionário no período estipulado em edital. Os critérios para deferimento de dispensa de prova são: acidentes, assalto, casamento, extravio, perda, furto ou roubo de documento de identificação, luto, acompanhamento de cônjuge transferido(a) de município por seu empregador, saúde, maternidade, paternidade, atividade acadêmica, concurso público ou processo seletivo de trabalho, intercâmbio, privação de liberdade e trabalho;

•Dispensa de prova por iniciativa das instituições de ensino superior – por compromissos acadêmicos vinculados ao curso avaliado pelo Enade, como atividade curricular e intercâmbio acadêmico. Pelo Sistema Enade, a instituição deve apresentar declaração ou documento que comprove a participação do estudante em atividade curricular. Além dos dados do estudante, como nome completo, dados pessoais e o período do curso, o documento deve conter identificação do coordenador de curso, estar em papel timbrado, com assinatura do declarante, e os dados da instituição de ensino e comprovar a impossibilidade do comparecimento do estudante à aplicação da prova do Enade 2019, por encontrar-se em intercâmbio internacional vinculado ao curso avaliado. O período de solicitação de dispensa de prova acontece até o dia 5 de fevereiro de 2020. Também nesses casos o estudante terá garantida a regularidade apenas se tiver preenchido o questionário no período estipulado em edital;

•Declaração de Responsabilidade da instituição de ensino superior – quando o estudante habilitado não for inscrito no período previsto no edital ou deixar de ser informado sobre sua inscrição no Enade, além de outras situações que inviabilizem integralmente a participação do estudante, por ato ou omissão da instituição de ensino. A regularização do estudante ocorrerá mediante registro no Sistema Enade, por ação direta e exclusiva do coordenador de curso.

Fontes: INEP e Rádio 2