Notícias

Foto: Reprodução
Preços do café devem ser atrativos para os produtores em 2017
18/01/2017 às 09:23
Com a expectativa de uma safra menor que a de 2016, os preços do café devem se manter para o ano. 2017 começou bem em termos de precificação com variações do bica corrida entre R$ 500,00 e R$ 550,00 na primeira quinzena de janeiro e outro fator que está contribuindo é o clima, onde o ano começou com chuvas com média melhor que o último triênio.
O gerente comercial da Cooperativa dos Cafeicultores da Região do Cerrado – Expocaccer, João Ferreira Júnior explicou que devido a boa safra de 2016, está conseguindo melhores preços ao fazer a venda escalonada e por outro lado, o comprador acaba pagando um pouco mais devido a necessidade do grão. O mercado esteve melhor em novembro e a perspectiva é que haja uma manutenção de preços, contundo sem exageros em suas variações de alta e baixa.
Júnior ainda lembrou que muitos produtores também aproveitaram a safra para fazer renovações de lavouras e fazer podas no cafeeiro e isso também também influencia no mercado de preço pela consequente quebra da produção onde a estimativa está entre 30 e 40%, mas é preciso aguardar passar todo período chuvoso, pois ele contribui para o desenvolvimento das lavouras, para que seja feita uma avaliação mais minuciosa sobre essa queda.
Renato Oliveira