Notícias

Foto: Marcelo Houston
Prefeito de Patrocínio fala sobre repasse do Fundeb aos CEIs e novo decreto com medidas preventivas à Covid-19
15/07/2020 às 13:02
Após reclamações por parte dos Centros de Educação Infantil filântrópicos de Patrocínio, de que o município não estaria repassando a verba do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), verba financeira que auxilia na manutenção dos centros, o prefeito Deiró Marra reuniu a imprensa local para se pronunciar.
De acordo com o chefe executivo, foi realizada uma reunião com os representantes de três Centros de Educação Infantil dos quatro que atuam na cidade, não houve participação da diretoria do Centro São Geraldo, visto que haverá tratativa para avaliar a situação especificamente desta creche com participação do empresário patrocinense que tem interesse no assunto, José Ricardo Caixeta.
Deiró afirmou que após o diálogo entre os representantes foi feito um novo protocolo da educação infantil durante a pandemia em que as creches assumirão a modalidade de ensino online. Após análise dos materiais apresentados será assinado um termo de adesão a esse novo protocolo que deve perdurar durante a pandemia do novo coronavírus.
O município assumirá a condição de fazer o repasse para as creches do percentual necessário para a execução dessa nova modalidade de educação online, que segundo Deiró, as creches solicitaram um percentual em torno de 50% para elaboração dessa nova modalidade de ensino.
Decreto Municipal de medidas preventivas à Covid-19
Na oportunidade, o prefeito tratou a respeito do novo decreto municipal. Diante das medidas apresentadas por Deiró Marra, fica autorizada a volta das atividades presenciais em academias, bares, lanchonetes e similares seguindo todas as recomendações preventivas à Covid-19.
De acordo com prefeito, as medidas serão realizadas com maior rigor, não sendo permitida de forma alguma a aglomeração de pessoas nestes estabelecimentos. A ocupação das academias será reduzida a 30% da capacidade, com distanciamento e higienização assídua dos equipamentos com álcool em gel.
“Fizemos junto ao nosso jurídico uma adaptação, uma leitura profícua das normativas do estado dentro do projeto Minas Consciente e temos certeza de que nosso decreto vem contemplar na quase totalidade essas atividades do programa com aquilo que a gente entende que tem uma condição de flexibilizar”, ressaltou Deiró.
O novo decreto entra em vigor a partir desta quarta-feira (15).
Texto: Cristiane Andrade/ Grupo Difusora
Fonte: Coletiva de imprensa/ Prefeito Deiró Marra
