Notícias

Foto: Fernando Cássio

Prefeito suspende Fenacafé 2020

17/03/2020 às 17:16

Em pronunciamento muito esperado por toda a população, transmitido ao vivo pela rádio Difusora 95, na tarde desta terça-feira, o prefeito de Patrocínio, Deiró Marra, anunciou algumas decisões tomadas pela administração, depois de reuniões na segunda-feira, em Belo Horizonte, na Secretaria Estadual de Saúde e outros órgãos do governo, com relação ao resguardo e prevenção da atual onda do mal do momento, que assola a maioria dos continentes do planeta, chamado de Coronavírus ou Covid-19, depois que foi registrado o primeiro e único caso em Patrocínio, em uma pessoa que veio de uma viagem da Itália, e que não foi afetada na cidade.

Na verdade, este foi o único caso registrado e a pessoa se encontra isolada em casa. Mas em seu pronunciamento, o prefeito Deiró Marra deixou claro que são medidas de prevenção, dado que a região do Alto Paranaíba não é considerada zona de risco do vírus, mas que temos que cuidar de todos os detalhes para não haver a disseminação do mal, que infelizmente está proliferando aos poucos em todo o país.

O prefeito disse que o município está preparado para todos os exames de emergência médico-laboratoriais, caso necessário, e que o município poderá adquirir qualquer produto relativo à questão sem licitação, de acordo com o primeiro decreto, e ainda dentro do mesmo, fica dispensada a assinatura do ponto biométrico de trabalho de todo o funcionalismo público, e também por sete dias, ficam dispensados os funcionários de mais de 65 anos e os que voltarem de viagens ao trabalho, que fiquem durante 14 dias de quarentena.

Em um segundo decreto municipal, o prefeito determina a suspensão de todos os eventos públicos e particulares no município, para evitar aglomeração de pessoas, até o dia 31 de março, e não serão fornecidos alvarás para tais eventos.

Suspende também, no referido decreto, as aulas na rede municipal de ensino até o dia 23 de março, decisão que estava sendo muito cobrada pelos pais de alunos.

Ficou também oficialmente adiada a 3ª edição da Fenacafé, que estava programada e praticamente pronta a sua realização do dia 1º a 5 de abril. Após uma avaliação da situação da crise do Covid-19, a festa em comemoração ao aniversário de 178 anos de emancipação político-administratriva do município, poderá ser realizada no mês de junho de 2020.

O pronunciamento do prefeito foi a palavra oficial da administração municipal, que é a tutora da população, na sequência das decisões já tomadas no início da semana pelos segmentos da sociedade civil.

Texto: José Maria Campos/Difusora 95