Notícias

Prejuízos da geada na região produtora de café será divulgado até outubro, segundo Federação dos Cafeicultores

18/07/2019 às 09:48

Em entrevista à Difusora 95, o superintendente da Federação dos Cafeicultores da Região do Cerrado Mineiro, sediada em Patrocínio, Juliano Tarabal, informou que ainda estão sendo contabilizados através de imagens via satélite e trabalho de campo, e, com isso, os números oficiais só devem ser revelados em outubro. Juliano lembrou que áreas que não costumam ser afetadas como Indianópolis, que tem temperaturas altas, e Araguari, acabaram sendo atingidas pela queda de temperatura. Em Patrocínio, existem pontos que foram atingidos e na região do Cerrado Mineiro a abrangência foi grande.

Tarabal explicou que as diferentes formas que a geada caiu sobre as lavouras podem trazer problemas distintos, podendo afetar apenas as pontas da plantas ou toda ela, o que pode implicar na gema floral do cafeeiro, e, com isso, inibir a floração o que vai ser detectado em meados de outubro.

“Temos órgãos competentes que estão fazendo o levantamento, como o Emater e o nosso departamento de pesquisa, mas qualquer pessoa que afirmar hoje o número de hectares não estria com nível alto de validação, porque tem que esperar realmente a planta responder qual vai ser o nível de dano”, comentou o superintendente.

Texto: Renato Oliveira/Difusora 95