Notícias

Foto: Reprodução
Presidente da Associação Médica de Patrocínio fala sobre prevenção e conscientização contra hepatites virais
29/07/2022 às 16:41
Em comemoração ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, celebrado no dia 28 de julho, o Ministério da Saúde lançou na última quarta-feira (27), a campanha nacional de prevenção e conscientização contra a doença.
Em entrevista a Difusora 95, o presidente da Associação Médica de Patrocínio, Thiago Gasperin, afirmou que a hepatite é uma doença infecciosa que atinge o fígado, sendo causada por vírus, abuso de álcool ou medicamentos, doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas, causando alterações no fígado, podendo ser leves, moderadas ou graves.
De acordo com Gasperin, as infecções na maioria das vezes são silenciosas, mas os sintomas quando apresentados são, excesso de cansaço, febre baixa, enjôos e vômitos, dor abdominal, fezes claras, pele e olhos amarelados, mal-estar e tonturas.
Thiago ainda destacou que a hepatite acarreta aproximadamente 1,4 milhões de mortes anualmente no mundo, seja por infecção aguda, cirrose ou pelo câncer de fígado.
No Brasil, os tipos de hepatites mais comuns são A, B e C, sendo que o tipo A e B possuem vacina. Apesar de não existir uma vacina para hepatite C, existe tratamento pelo SUS, com chance de cura em mais de 95%.
Para Gasperin todas as pessoas devem fazer o teste rápido de hepatite pelo menos uma vez na vida, pois pode vir a acarretar uma cirrose caso a doença não seja detectada e tratada adequadamente, demonstrando a importância da campanha de prevenção e conscientização contra a hepatite.
Vale ressaltar que o SUS além de fornecer tratamento para hepatite tipo C, também fornece vacina e teste rápido para a hepatite tipo B.
Texto: Carolinne Souza/ Grupo Difusora
Reportagem: Nilton César/ Difusora 95
