Notícias

Presidente do Conselho Nacional do Café não acredita em prejuízos para a cafeicultura em meio à pandemia

18/05/2020 às 19:44

Diante da situação do novo coronavírus existe uma preocupação com a colheita do café que já está ocorrendo em algumas regiões do estado de Minas Gerais, que soma 465 municípios produtores de café.

Conforme o presidente do Conselho Nacional do Café o patrocinense e ex-deputado federal, Silas Brasileiro, o momento é para cuidados necessários para evitar o avanço da doença, principalmente no estado de Minas Gerais, e isso vem sendo discutido com as cooperativas de café existentes no estado através do Conselho Nacional do Café.

De acordo com Silas, foi disponibilizado uma cartilha da Emater junto ao  Conselho Nacional do Café que apresenta recomendações importantes aos produtores para não colocar em risco ou dificuldades os colhedores de café e safristas, atendendo inclusive a uma legislação trabalhista. 

Nesta cartilha, estão expostas algumas medidas que devem ser tomadas como o distanciamento social, bem como a higenização nos ônibus que fazem o transporte dos trabalhadores. 

Silas ainda ressaltou o papel importante que a imprensa vem fazendo ao longo dos últimos meses, levando a informação de maneira eficaz, além de informações sobre a forma das pessoas se protegerem do vírus, o que é de muita importância para todos do seguimento cafeeiro, não só em todo o estado mais em todo o Brasil. 

Silas acredita que não haverá impactos negativos na cafeicultura, isso graças a mão de obra existente nos dias de hoje e devido até mesmo à falta de opção no mercado de trabalho, já que vários deles foram dispensados devido a crise provocada pela pandemia da Covid-19, oportunidade que é uma forma de renda a mais para os trabalhadores.

Texto: Erasmo Cláudio/Difusora 95