Notícias

Foto: Reprodução

Primeira etapa da vacinação contra brucelose encerra no dia 30 de junho

15/03/2022 às 14:35

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) alerta os pecuaristas sobre a importância da imunização contra brucelose das fêmeas bovinas e bubalinas, de três a oito meses de idade, seja nas propriedades leiteiras ou de corte.

Em entrevista à Difusora 95 FM, a chefe do escritório do IMA em Patrocínio, Rosana Cunha Mendes, enfatizou que há duas etapas de vacinação contra brucelose, sendo uma no primeiro semestre, do dia 1 de janeiro a 30 de junho, e a segunda do dia 1 de julho a 31 de dezembro. Os produtores possuem 10 dias após o encerramento das etapas para comprovar a vacinação junto ao escritório do Instituto Mineiro de Agropecuária.

De acordo com Rosana, é necessário procurar um veterinário ou um vacinador treinado para realizar a vacinação e a marcação do animal do lado esquerdo da face com o algarismo final do ano de vacinação. “Essa bezerra receberá uma única vacina contra brucelose ao longo de sua vida”.

A chefe do escritório do IMA em Patrocínio ainda informou que o índice de vacinação está abaixo do esperado na unidade. A mesma ainda alertou que caso a vacina não seja aplicada em fêmeas bovinas e bubalinas e a declaração seja emitida, pode gerar uma multa de R$ 119,26 e fica impedido de transitar com seus animais.

Caso os animais não sejam vacinados ainda correm o risco de se contaminarem com a doença. Se isso acontecer, segundo Rosana causa sérios prejuízos ao produtor com aborto no terço final da gestação, queda na produção de leite e no ganho de peso.

Texto: Maria Gabriela Rabelo/ Grupo Difusora
Reportagem: Nilton César/ Difusora 95