Notícias

Foto: Reprodução/Ilustrativa
Confirmado primeiro caso de chikungunya neste ano em Patrocínio
19/03/2025 às 10:52
O período de chuvas é sempre um momento crítico para o aumento de casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como a dengue, que se propaga com maior facilidade devido à grande quantidade de água acumulada em diversos locais.
Gilberto Martins Jr., coordenador da Vigilância Epidemiológica de Patrocínio, falou para o repórter Diogo Barbedo, Difusora 95, sobre o aumento dos casos de dengue no município em 2025, com quase mil notificações até o momento.
Embora nem todos os casos sejam confirmados, metade já recebeu confirmação, o que indica uma transmissão ativa da doença. Comparado ao ano passado, houve uma redução de 58% nas notificações de dengue, o que traz uma certa tranquilidade, informou Gilberto. Além disso, foi confirmado o primeiro caso de chikungunya em 2025, mas sem registros de zika vírus.
O coordenador ressaltou que o combate à dengue é uma responsabilidade de todos e pediu a colaboração da população para eliminar os focos do mosquito. Ele também mencionou ações como a pulverização com inseticidas e o uso de drones para monitoramento. O fumacê ainda não foi liberado pelo governo estadual, mas a cidade já está realizando outras ações de controle.
Texto: Allisson Araújo / Grupo Difusora
Reportagem: Diogo Barbedo / Difusora 95,3 FM
>>>CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS DA DIFUSORA 95 NO WHATSAPP <<<<