Notícias

Processo sobre licitação do transporte escolar é apresentado na Câmara e será votado na sexta
04/04/2018 às 11:31
Foi realizada nesta terça-feira (03), a 8ª reunião ordinária da Câmara Municipal de Patrocínio, que teve a participação do comandante do 46º Batalhão da Polícia Militar, Tenente Coronel Jabes Campos, e do chefe da Delegacia Regional da Polícia Civil sediada em Patrocínio, Valter André Biscaro Salveano, que puderam explanar sobre a segurança pública e outros assuntos ligados ao setor, além das discussões das matérias que estavam na pauta ou mesmo fora dela.
Dentre os processos de leis votados na reunião desta terça-feira, o PL 152/2018, que obriga estabelecimentos públicos e privados do município a inserirem nas placas de atendimento prioritário o símbolo mundial do autismo, matéria de autoria dos vereadores: Thiago Malagoli e Professor Alexandre Castro da Cruz. Esse processo foi votado em regime de urgência, apesar de ter tramitado em 1ª discussão. Também na Ordem do Dia, foi votado e aprovado a Lei 153/2018 autorizando o Poder Executivo a conceder subvenções e firmar convênio com entidades de representação da população rural, em especial da agricultura familiar e trabalhadores rurais, de autoria do prefeito municipal, contudo, essa matéria retornará a pauta na próxima sessão ordinária, na semana que vem.
Além desses, foram votados outros cinco processos, tanto em primeira como em segunda discussão. Foram encaminhadas matérias que serão votadas na próxima sexta-feira (06), em reunião extraordinária, marcada para às 09h, com destaque para o PL que regulamenta o transporte escolar no município de Patrocínio e que, segundo o presidente da Mesa Diretora, Thiago Malagoli, não necessitaria de passar pelo plenário, mas chegou com algumas correções a serem feitas e que serão informados ao Poder Executivo para que possa ser votado.
“Eu acho que é só uma segurança que o Poder Executivo quer com esse projeto aqui nessa casa, porque ele nem precisava tramitar aqui para poder abrir um edital, para poder abrir uma licitação, não precisa nem passar uma Lei autorizativa do Poder Legislativo. Então acho que é uma cautela do Poder Executivo, do prefeito, da sua assessoria jurídica”, frisou Malagoli.
Já no Grande Expediente participaram o chefe da Delegacia Regional da Polícia Civil, o delegado Valter André, que falou sobre vários assuntos relativos a segurança no município de Patrocínio, bem como efetivo, logística, sobre o andamento da apuração dos crimes violentos na cidade, da melhoria feita para a confecção da carteira de identidade, que agora é realizada através de agendamento, extinguindo as filas intermináveis que se formavam em frente a Delegacia Regional para fazer o documento. Ele também destacou a estrutura física, que hoje é pequena para abrigar a todas as demandas, bem como as condições para o trabalho dos profissionais como delegados, investigadores e escrivães na Delegacia de plantão.
Com relação a participação do comandante do 46º Batalhão da Polícia Militar, Tenente Coronel Jabes Campos, foram feitas explanações sobre os números do trabalho da Polícia em Patrocínio, como pessoas presas e apreendidas e sobre o emprego dos policiais em número de efetivo reduzido e frota que tem uma média de idade de 7 anos, onde há a necessidade de se renovar. O oficial também falou sobre as ações da Polícia Militar durante a realização da FENACAFÉ, que começa nesta quarta-feira, com portões abertos no parque de exposições, bem como as medidas de segurança que foram solicitadas a organização, como a instalação de detectores de metais na entrada principal e da colocação de seguranças ao longo dos muros do parque para evitar que materiais como armas pudessem ser repassados.
Renato Oliveira/Difusora 95
