Notícias

Foto: Reprodução

Procon divulga orientações aos aposentados e pensionistas

12/08/2022 às 16:21

Devido ao grande número de reclamações em relação a quantidades de empréstimos a aposentados e pensionistas, além de algumas taxas para que os mesmos possam manter suas contas ativas, o Procon Municipal divulgou dicas orientando quais são os direitos desses consumidores, além de uma cartilha contendo cuidados a serem seguidos.

Segundo o Procon, e conforme a Resolução 3919 de 25 de novembro de 2010 do Banco Central, toda agência é obrigada a disponibilizar uma conta gratuita.

Além disso, todo aposentado pode fazer portabilidade de seu benefício para qualquer banco, sem o risco de perder o benefício.

Em caso de roubo, furto ou perda do cartão, o aposentado deve solicitar o cancelamento do cartão pela central do banco, anotando o protocolo da ligação e em seguida realizando um boletim de ocorrência na delegacia.

Dados pessoais e documentos nunca devem ser fornecidos a terceiros, em principal via telefone. Já as senhas não devem ser anotadas em papéis ou rascunhos fáceis de se perder.

Ao utilizar caixas eletrônicos o aposentado ou pensionista deve solicitar ajuda apenas de funcionários do estabelecimento bancário verificando que o mesmo possui crachá de identificação e uniforme.

O Procon ainda ressalta a importância de um familiar  acompanhar o aposentado ou o pensionista até o banco para receber o benefício e que se deve exigir o extrato bancário e verificar quais taxas o banco está cobrando.

Caso o consumidor se sinta lesado, ou tiver dúvidas deve entrar em contato com o Procon de Patrocínio, através do telefone (34) 3839-1800, ramais 281 e 288.

Confira na íntegra, as orientações divulgadas pelo Procon.

Com informações do Procon Municipal