Notícias

Foto: Reprodução/Revista Globo Rural
Produtividade do café tende a diminuir neste ano de 2021
17/06/2021 às 10:20
A colheita de café teve início entre o mês de maio e junho, o que tem incomodado os produtores é a falta da chuva. Em entrevista à Difusora 95 FM, o superintendente da Federação dos Cafeicultores da Região do Cerrado Mineiro, Juliano Tarabal, informou como isso afeta a produtividade e também sobre a influência da Covid-19.
De acordo com Juliano, a produção de café em 2021 com relação ao ano anterior é menor. No entanto, ele enfatizou que o café tem esse fator de bienalidade, em um ano há uma alta produtividade e no outro reduz que é uma causa natural da fisiologia da planta.
“Então no ano passado, segundo a Conab, nós colhemos algo em torno de 6,1 milhões de sacas e esse ano nós devemos ter uma quebra estimada na casa entre os 30 e 35%, podemos falar assim em relação ao ano de 2020”, afirmou o superintendente.
Segundo Juliano Tarabal, os fatores climáticos são preocupantes, há um regime de chuva muito irregular nessa safra atual. “Temos um déficit hídrico na casa dos 500 milímetros o que é bastante preocupante. Então é acompanhar esse cenário agora e trazer o desdobramento dessa nova safra”.
Já com relação à pandemia da Covid-19, Juliano destaca que as propriedades se prepararam muito bem desde o ano passado com a orientação de cooperativas, associações e da própria federação.
Texto: Maria Gabriela Rabelo/ Grupo Difusora
Reportagem: Nilton César/ Difusora 95
