Notícias

Produtores de soja em Minas Gerais têm até 31 de julho para declarar conformidade com o Vazio Sanitário
19/07/2025 às 11:47
Produtores de soja em Minas Gerais têm até o dia 31 de julho para realizar a declaração de conformidade com o vazio sanitário da soja. A entrega é obrigatória e deve ser feita exclusivamente pelo site do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).
Geraldo Borges, Fiscal Assistente Agropecuário do IMA em Patrocínio, explicou que o vazio sanitário da soja é um período de 92 dias, que vai de 1º de julho a 30 de setembro, no qual o produtor não pode manter plantas vivas de soja em suas propriedades.
Segundo Geraldo, o objetivo principal é combater a ferrugem asiática, uma doença muito agressiva a soja, e que durante esse período, o produtor deve fazer uma declaração de conformidade ao IMA, informando que foi realizada a destruição das soqueiras de soja.
A legislação mineira exige essa conformidade para evitar a proliferação da praga, e caso um produtor seja flagrado com plantio de soja nesse período de vazio sanitário, ele recebe um prazo de 10 dias para erradicar a soqueira, se não cumprir esse prazo, estará sujeito a multas e sanções penais previstas em lei.
Borges ainda esclareceu que a exigência da declaração não é apenas para quem plantou, mas que todos os produtores de soja estão sujeitos a essa regra, com exceção de algumas áreas de pesquisa que possuem autorização específica do IMA para manter plantas nesse período.
O site do Instituto Mineiro de Agropecuária, para os produtores de soja realizar a declaração do vazio da soja é: www.ima.mg.gov.br
Texto e reportagem: Diogo Barbedo