Notícias

Foto: Reprodução/Ilustrativa
Produtores têm até o próximo dia 20 para declararem vacinação contra febre aftosa
17/12/2018 às 10:03
Aconteceu no mês de novembro a campanha de vacinação contra a febre aftosa. Bovinos e bubalinos, com até 24 meses, tiveram que ser vacinados de forma obrigatória contra a doença. Apesar de não ter tido uma prorrogação oficial da campanha, houve falta de vacina em algumas lojas, com isso, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) concedeu prazo aos produtores até o último dia 10 para que os mesmos pudessem imunizar os animais, o que fez com que o tempo limite para a declaração do número de animais vacinados e da quantidade existente na propriedade se estendesse até o dia 20 deste mês.
A médica veterinária do IMA de Patrocínio, Rosana Cunha, lembra que produtores que possuem até 150 cabeças podem fazer a declaração via internet ou mesmo no escritório do instituto. Já aqueles que possuem mais de 150 animais, devem fazer a declaração de forma exclusiva pelo portal do produtor, caso ele tenha o cadastro, ou no site do IMA. Até a última sexta-feira (14), o percentual de animais vacinados era de 94% e produtores que já haviam acertado era de 90%. O produtor que deixou de vacinar terá de pagar multa de R$ 81,29 por animal, e por deixar de comprovar R$ 16,26 por cabeça.
Rosana Cunha também orienta os produtores, que por algum motivo não tenham mais animais na propriedade, que façam o comunicado oficial através da declaração para evitar multas.
Renato Oliveira/Difusora 95
