Notícias

Reprodução
Programa Certifica Minas continua em operação por meio do IMA em Patrocínio
03/09/2020 às 15:04
O programa Certifica Minas é coordenado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e é realizado pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerias (Epamig).
O objetivo do programa é contribuir para que produtos agropecuários e agroindustriais possam ocupar novos mercados nacional e internacional de maneira mais competitiva.
A coordenadora do Escritório Regional do IMA em Patrocínio, Rosana Cunha Mendes, destacou que se trata de um programa de adesão voluntária da Secretaria, Pecuária e Abastecimento, do qual o IMA faz parte.
Conforme ela explicou cada órgão tem o seu papel. A Emater tem a função de assistência técnica aos produtores, responsável pela parte inicial do processo que faz parte de extensão. O IMA é responsável por validar e publicar as normas por escopo, realizar as auditorias de conformidade nas unidades produtoras e nas agroindústrias e emitir o certificado. Compete à Epamig, desenvolver e disponibilizar tecnologias, através de pesquisas relacionadas às atividades agropecuárias e agroindustriais.
“Esse programa avalia a responsabilidade socioambiental, as boas práticas de fabricação de acordo com normas e regulamentos técnicos, a qualidade do produto através de análises físico-químicas e o uso racional de insumos ou a proibição do uso de agrotóxicos, no caso de certificação de produtos orgânicos e também a rastreabilidade do processo produtivo”, informou Rosana.
Diversos produtos fazem parte do Certifica Minas, dentre eles produtos orgânicos, algodão, azeite, cachaça, mel, leite, frutas, hortaliças, café, carne bovina, ovo caipira, frango caipira e também os queijos artesanais.
Para os produtores que tiverem interesse em alguma certificação, basta entrar em contato com a Emater ou com o IMA, pelo e-mail patrocinio@ima.mg.gob.br, visto que no momento, os atendimentos presenciais do IMA estão suspensos, devido à pandemia da Covid-19.
Texto: Cristiane Andrade/ Grupo Difusora
Reportagem: Nilton César/ Difusora 95
