Notícias

Foto: Johnny Pires

Projeto que denomina Rua em Distrito de Salitre aquece a 39ª Reunião Ordinária

29/11/2023 às 09:03

Aconteceu nesta terça-feira (28), a 39ª Reunião Ordinária na Câmara Municipal de Patrocínio que teve início às 9h00 e termino ao 12h20. Um dos assuntos mais acalorados foi o projeto de lei 759/2023 este que denominava a rua 15 no Distrito de Salitre de Minas de “Rua Jonas Afonso da Silva”. O nome da rua seria uma maneira de homenagear o falecido, em contra partida o mesmo não teria nenhum envolvimento com o local da homenagem.

Pequeno expediente
Houve a devolução dos processos de lei 56\2023 de autoria do vereador Paulo Roberto dos Santos (Panxita), que altera o art. 11 da lei complementar nº 131 que dispõe sobre o parcelamento do solo urbano do município de Patrocínio.

Ordem do Dia
Em 2ª Discussão, Votação e Redação Final foram debatidos e aprovados o substitutivo ao processo de lei nº 732/2023 de autoria do vereador, professor Natanael, que visa estabelecer uma proposta orçamentária estimando a receita e fixando a despesas do município de Patrocínio de 2024 – LOA.

O substitutivo ao processo de lei nº 750/2023 foi aprovado esse que institui o colar de girassol como instrumento auxiliar de orientação para a identificação de pessoas com deficiências ocultas, sendo esse substitutivo de autoria do vereador Ricardo Balila.

Aprovado também, o processo de lei nº 755/2023 de autoria do prefeito municipal, que altera o art. 13 da lei nº 5002 que regulamenta o serviço de Transporte Escolar no Município.

Em 1ª Discussão e Votação foram votados os seguintes projetos:
– Processo de lei nº 752/2023 – aprovado
– Processo de lei nº 753/2023 – aprovado
– Substitutivo de nº 756/2023 – aprovado
– Processo de lei nº 759/2023 – aprovado

O Requerimento de Informações acerca dos veículos utilizados no transporte escolar rural do município de Patrocínio de autoria do vereador Odirlei Magalhães foi negado pelo voto de minerva do presidente da Câmara, vereador Leandro Caixeta uma vez que foram cinco votos favoráveis e cinco contrários. Em justificativa do voto Leandro destacou, “Eu votei contrário, porque eu faço parte desse governo”.

Os vereadores, Natanael, Paulo Roberto (Panxita) e Ricardo Balila, usaram do Grande Expediente para levantar questões que ocorreram nesta última semana e durante a própria reunião, como o coro de vereadores presentes na 39ª Ordinária.

Leandro destacou que as reuniões vêm se desviado do assunto proposto na pauta, haja vista que os vereadores discutem e debatem pautas e projetos antigos junto a causas pessoais. Nesta reunião em especifico houve uma afronta à administração da Câmara por parte de um dos vereadores.

Na fala do presidente Leandro Caixeta, “Desde o início do mandato eu tento cumprir as normas da casa, tentando não seguir a risca o regimento interno, como tempo de fala por exemplo, mas na conjuntura terei de ser mais rígido em minhas determinações” encerrou.

Confira as indicações e mais informações através do link:
39ª Reunião Ordinária

Texto: Thiago Sodré | Grupo Difusora
Reportagem: Filipe Rodrigues | Difusora 95