Notícias

Foto: Reprodução/Ilustração

Projetos de lei que declaram Folia de Reis, Congado e religiões de matriz africana como patrimônio imaterial são aprovados

25/11/2021 às 11:15

Na manhã da última terça-feira (23) foi realizada a 37ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Patrocínio, onde foram aprovados projetos de lei que declaram Folia de Reis, Congado e religiões de matriz africana como patrimônio imaterial, histórico e cultural de Patrocínio.

Durante entrevista à Difusora 95 FM, o vereador e autor dos projetos, Natanael Diniz, explicou que esses projetos haviam se tornado incondicionais pela comissão de legislação. “Nós derrubamos esse parecer por 10 a 4”.

Segundo o vereador, esses projetos voltaram para a pauta e com os votos dos vereadores Odirlei, Raquel, Balila, Carlão, Salitre, Panxita, professor Alexandre e Chiquita foi aprovado por 9 a 2 para que essas manifestações da cultura popular local fossem considerados patrimônio imaterial de Patrocínio.

No entanto, Natanael explica que os projetos não têm nada a ver com divisão religiosa. “A gente só quer reconhecer que essas manifestações, essas expressões da nossa gente fazem parte da nossa história. Eu enquanto parlamentar não posso deixar aqui de frisar a importância da comunidade negra na construção histórica de Patrocínio”.

Texto: Maria Gabriela Rabelo/ Grupo Difusora
Reportagem: Filipe Rodrigues/ Difusora 95