Notícias

Projetos do Executivo e debate sobre transparência marcam última reunião da Câmara Municipal
09/06/2023 às 15:48
Na última terça-feira (06) a Câmara Municipal de Patrocínio realizou sua mais recente reunião, na qual foram apresentados diversos projetos de autoria do Poder Executivo. Um dos destaques foi o projeto que propõe mudanças no plano diretor do município.
Durante entrevista à Difusora 95 FM, o vereador Professor Alexandre Victor da Cruz, ressaltou a importância de os projetos serem acessíveis a todos os vereadores e também compreensíveis para a população.
Ele argumentou que a escrita truncada pode dificultar o entendimento e levantar questionamentos sobre a necessidade de apressar a aprovação de algo que busca beneficiar a construção da Nova Casa do Idoso. O vereador defendeu que essas questões deveriam ser discutidas com mais cautela, considerando que se espera por essa oportunidade há 23 anos, e uma semana adicional de debate não faria tanta diferença.
O regime de urgência dos projetos também foi alvo de discussão. O vereador destacou a importância da mobilização da população para que, na próxima semana, a votação ocorra no período noturno, possibilitando a participação de mais cidadãos.
Ele expressou preocupação com a possibilidade de uma baixa adesão popular e apontou que a presença de 15 a 20 pessoas na reunião atual não seria suficiente para influenciar as decisões dos vereadores. O vereador destacou a necessidade de uma maior mobilização, sugerindo a presença de pelo menos 100 pessoas na próxima reunião para impactar as votações.
Outro aspecto abordado pelo vereador foi o horário das reuniões, queria que fosse noturna. Ele mencionou que não se importaria das sessões, começarem às 19 horas e se estenderem até altas horas da madrugada. O vereador argumentou que essa programação atual, pela manhã, prejudica a transparência do trabalho da Câmara Municipal e também o acompanhamento das sessões por parte daqueles que desejam assistir de casa, especialmente quando as transmissões ocorrem em horários posteriores à reunião.
Em relação aos projetos apresentados com regime de urgência, o vereador demonstrou descontentamento com a falta de transparência e a falta de resposta aos requerimentos de informação. Ele ressaltou que sua preocupação não é atacar pessoas, incluindo o prefeito, mas sim garantir que haja mais clareza em relação ao que está acontecendo no município.
“Aqueles 35 milhões junto ao Governo Federal votei contra todos os empréstimos e jamais sou contra a Avenida é porque é uma matemática muito simples, né? Se nós temos um município de quase 200 milhões de orçamento 35 milhões é 5% de 700 milhões”.
Texto: Gabriela Rabelo/ Difusora 95
Reportagem: Nilton César/ Difusora 95
