Notícias

Promotor de Justiça realizou palestra de prevenção e combate a pedofilia

12/05/2018 às 11:18

Nesta sexta-feira (11), a Câmara Municipal de Patrocínio recebeu o promotor de Justiça Casé Fortes, que proferiu palestra intitulada “Todos contra a Pedofilia”. O promotor falou sobre os cuidados que devem ser tomados e sobre as formas de prevenir os crimes de abusos contra crianças e adolescentes. Na oportunidade, Casé resumiu algumas ações para que os pais possam perceber se algo errado está acontecendo com os filhos e afirmou que a maior violência que se pode cometer contra uma criança é a negligência, que acaba abrindo as portas para vários tipos de violência, inclusive a sexual.

De acordo com Fortes, o trabalho foi iniciado há 10 anos através da CPI da Pedofilia e, desde então, houve avanço na legislação para combater esse tipo de crime, mas ele chama a atenção para que as denúncias sejam feitas. O promotor explica que a prevenção e a educação, bem como a atenção com os filhos, são fatores preponderantes para que as crianças não sejam vítimas de pedófilos. As denúncias podem ser dirigidas diretamente com as autoridades como: promotores, policiais ou mesmo um juiz de Direito, para que todas as informações sobre o que deve ser investigado possam ser apuradas. Outro canal, porém, para quem quer ficar no anonimato é o disk-100, bem como vários sites existentes para realizar as denúncias.

O professor de matemática, Cláudio Alcântara, foi o responsável por intermediar a vinda do promotor Casé Fortes a Patrocínio para que a Câmara Municipal pudesse realizar o evento. Ele lembrou que em 2018 completou 10 anos que a campanha contra a pedofilia foi iniciada na cidade, quando Casé esteve realizando palestra no Colégio Municipal Professor Olímpio dos Santos. Alcântara lembrou também que o promotor é uma peça importante no combate a esse tipo de crime, uma vez que ele esteve a frente da CPI e percorreu todo Brasil, apoiando, inclusive, a prisão de várias autoridades, pais e mães.

O presidente da Câmara Municipal, Thiago Malagoli, contou que esse é um tema muito importante e agradece a parceria que recebeu através do Ministério Público e Poder Judiciário para a realização da palestra e que teve a participação de professores de várias escolas, bem como de estudantes do curso de Direito do Unicerp, pais e várias autoridades.

Renato Oliveira/Difusora 95