Notícias

Promotora de justiça vê risco em decreto de flexibilização do comércio em Patrocínio

28/03/2020 às 14:01

A Covid-19 é um vírus novo, ainda sem vacina ou tratamento específico, que tem vitimado inúmeras pessoas ao redor do mundo. Por quase todos os lados a preocupação quanto à proliferação do Coronavírus é grande.

Em boletim epidemiológico divulgado hoje pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), até o momento, 18 óbitos estão sendo investigados em Minas Gerais. Os casos suspeitos chegam a 22.974, enquanto 205 pessoas estão, oficialmente, infectadas no estado.

No município de Patrocínio, por exemplo, a situação não é diferente, e a questão da propagação do vírus tem gerado debates sobre a abertura ou não dos comércios locais.

A promotora de justiça da comarca, Sandra Guimarães, teme a pandemia do Coronavírus e algumas medidas que vêm sendo adotadas pelo município. De acordo com ela, o Ministério Público vê com muita preocupação o novo decreto assinado pelo prefeito Deiró Marra que permite a flexibilização do funcionamento do comércio na cidade.

“Acreditamos que isso vai contribuir para a disseminação da Covid-19. Os comerciantes precisam trabalhar, os empregados precisam receber seus salários, mas temos uma questão de saúde envolvida com a questão econômica e política. O prefeito, diante da pressão sofrida durante toda a semana, além da fala do presidente [Bolsonaro], acabou abrindo as portas para a retomada do comércio em Patrocínio”, opinou.

Em reunião realizada na última quinta-feira (26), entre o prefeito, representantes da saúde e do comércio, além do Ministério Público, a situação do município foi evidenciada à todos:

“Dia 26 de março eram 159 pessoas acompanhadas pela Comissão Técnica Municipal de Monitoramento da Covid-19 com síndrome gripal leve. Elas tiveram a orientação para ficarem isoladas por 14 dias e estão sendo monitoradas juntamente com seus familiares. Mas só serão testadas se o quadro evoluir para a condição de “grave”. Não temos testes, mas a doença está na nossa cidade”, relatou Sandra.

Há, inclusive, casos mais graves que podem ser de pessoas infectadas pelo Coronavírus. “Até a última quinta havia cinco pessoas com quadro respiratório grave internadas na UTI da Santa Casa de Patrocínio. Dentre os enfermos, quatro são idosos e um tem 33 anos de idade. Os novos não estão isentos de pegar a doença, mas os idosos precisam de uma atenção especial.”

Após contar sobre a gravidade dos casos de pacientes possivelmente infectados pela Covid-19, a promotora direcionou-se à população:

“Orientamos que as pessoas fiquem em casa e cuidem dos idosos, porque não sabemos como será o dia de amanhã”, finalizou.

Texto: Fernando Cássio/Difusora 95