Notícias

Foto: Reprodução/Ilustrativa

Protocolo para garantir a formalização e boas condições de trabalho na cafeicultura em Minas Gerais foi assinado no início deste mês

20/06/2023 às 11:59

Um protocolo para garantir a formalização e boas condições de trabalho na cafeicultura em Minas Gerais foi assinado no último dia 05 na Sede da EMATER em Belo Horizonte.

O acordo foi firmado entre o Governo Federal por meio dos ministérios do Trabalho e Emprego e do Desenvolvimento e Assistência Social Família, combate a fome e do Conselho Nacional do Café (CNC), o pacto busca valorizar e dizimar práticas sustentáveis no campo.

Em conversa com a Difusora 95 FM, o advogado do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Patrocínio, Dr. Ernani Pereira Rezende, explicou que desde o período de pandemia diante daquele benefício emergencial existia uma grande preocupação quanto a questão do trabalhador formal na cultura do café no município de Patrocínio.

“No dia 05 de junho passado nós participamos de uma reunião em Belo Horizonte, onde estavam presentes várias autoridades e esse protocolo visa boas intenções trabalhistas relacionando a cafeicultura em Minas Gerais”, diz Dr. Ernani.

O trabalhador na dúvida de se registrar na carteira de trabalho, diante de uma media salarial ele continua com essa condição ao bolsa família, o mesmo quando vier registrar carteira, esse beneficio será suspenso terminando o período da safra o beneficio retornará. Justamente por trabalhar na cultura do café.

Texto: Thiago Sodré | Grupo Difusora
Reportagem: Nilton César | Difusora 95

>>>CLIQUE  AQUI E PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS DA DIFUSORA 95 NO WHATSAPP <<<<