Notícias

Foto: Reprodução

Quase metade dos jovens não se vacinaram contra HPV por falta de informação, aponta UFMG

06/01/2023 às 09:41

Um estudo realizado por pesquisadores da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) revelou que 46,8% dos jovens que fazem parte do público-alvo da vacina contra Papilomavírus humano (HPV) não tomaram o imunizante por “não saber que tinha que tomar”.

Dos estados do Sudeste, Minas apresentou a maior proporção (47,1%) da resposta “não sabia que tinha que tomar a vacina contra o HPV”.

A pesquisa entrevistou 159.245 estudantes brasileiros de 13 a 17 anos e utilizou dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) de 2019. De acordo com a UFMG, “trata-se do primeiro estudo que investigou os motivos para a não vacinação contra o HPV utilizando a base de dados da PeNSE”.

Meta nunca foi alcançada 
A vacinação contra o HPV antes do início da atividade sexual é um dos pilares da estratégia global para eliminar o câncer de colo de útero.No Brasil, a vacinação começou em 2014, mas a meta de imunizar 80% das meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 nunca foi alcançada.

Nosso país detectou aproximadamente 16.370 novos casos de câncer de colo de útero de 2018 a 2019 – a terceira maior incidência entre os tumores malignos.

Diferença entre os ensinos
Entre os adolescentes matriculados na Rede pública de ensino, a resposta mais frequente para não se imunizar contra o HPV foi “a distância ou dificuldade para ir até a unidade ou serviço”.

Já entre meninos e meninas de escolas privadas, as respostas mais frequentes para a não vacinação foram “mãe, pai ou responsável não quis vacinar” e “medo de reação à vacina”.

A vacina previne, além do câncer de colo de útero, o câncer de pênis e ainda os cânceres de ânus, garganta e boca, que podem acometer pessoas de ambos os sexos”.

Fonte: portalhojeemdia.com.br

>>>CLIQUE  AQUI E PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS DA DIFUSORA 95 NO WHATSAPP <<<<