Notícias

Queimadas no país tem crescido ano após ano, aponta pesquisa
26/04/2023 às 14:14
O Brasil queimou mais de 185 milhões de hectares entre 1985 e 2022. É possível dizer que 21,8% de todo território nacional foi consumido pelo fogo nesse período, em média a cada ano a área queimada no Brasil equivale ao tamanho do Suriname, cerca de 16 milhões de hectares ou 1,9% do Brasil, esses dados foram divulgados pelo Mapbiomas nesta quarta-feira (26), foram obtidos a partir de imagens via satélite
O consorcio formado por ONGs, universidades e empresas de tecnologia contabilizam a extensão consumida pelas chamas. O cálculo da média anual, considera várias áreas queimadas no mesmo lugar.
De acordo com o levantamento, a área afetada pelo fogo varia entre os seis biomas brasileiros. Quando comparamos o percentual de área consumida pelas chamas, a área do bioma Pantanal e Cerrado inicia o ranque.
O índice com relação as queimas na Amazônia e Cerrado lideram com 80,95 e 79,2 milhões de hectares queimados, a maior parte das queimadas na Amazônia ocorreu em agosto, setembro e outubro do ano passado a floresta registrou altas taxas de focos de calor
A temporada de incêndio geralmente ocorre na Amazônia entre junho e outubro, mas fazendeiros, garimpeiros e grileiros derrubam a floresta e se preparam para queima a mesma durante todo ano.
O novo estudo Mapbiomas ainda ressalta em nível nacional justamente os meses entre julho e outubro concentram 79% da área queimada no Brasil desde 1985, com setembro respondendo por 34% do fogo. Essa taxa varia entre os biomas quando comparamos o registro mensal de fogo.
No caso da Caatinga por exemplo aproximadamente 70% do fogo acontece entre outubro e dezembro no Cerrado 89,5% do fogo ocorre principalmente entre julho e outubro.
Texto: Thiago Sodré | Grupo Difusora
Reportagem: Filipe Rodrigues | Difusora 95
