Notícias

Foto: Reprodução

Queimaduras, posso usar pasta dental?

12/02/2020 às 16:24

A água fervendo que derramou no braço, a panela quente que você pegou na mão sem querer, a comida pelando que caiu do prato… Basta um descuido e as tarefas mais corriqueiras podem provocar queimaduras graves. Nossa pele é mesmo bem sensível ao calor.

Para começar, saiba que nem toda queimadura é igual. Tudo depende da profundidade que elas alcançam.

Queimaduras de 1º grau: “São mais superficiais, envolvem apenas a epiderme e caracterizam-se por vermelhidão e dor, sem bolhas, e geralmente não deixam sequelas”.

Queimaduras de 2º grau: “Essas chegam até a derme, podendo até destruí-la completamente. Caso atinjam a porção mais superficial da derme, os sintomas são os mesmos da queimadura de 1º grau, mas com aparecimento de bolhas”. “Se for pouco profunda, formam-se bolhas róseas e muito dolorosas. Já se for muito profunda, a base da bolha é branca e geralmente dói menos”.

Queimaduras de 3º grau: “Acometem toda a derme e atingem também os tecidos subcutâneos, destruindo nervos, pelos, glândulas sudoríparas e até mesmo músculos. Dependendo da gravidade e extensão, podem ser fatais.São lesões acinzentadas, indolores (já que destruíram os nervos), secas e deformadas. Sem dúvida é preciso correr para o médico.

Apesar de uma sensação de alívio, tem efeito refrescante , ela não pode ser usada em queimaduras.além de não resolver o problema , ela também pode desencadear irritações, alérgias ou infecções na pele, além do risco de infecção por bactérias presentes nesses produtos. .O  ideal após se queimar é colocar local ferido em água corrente durante 15 minutos.

Algumas pessoas costumam utilizar manteiga, clara de ovo e outras substâncias no local.

Quando uma pessoa se queima ela não deve colocar produtos como pasta de dente, manteiga, entre outros, no local. Eles não só não ajudam como também atrapalham a limpeza das lesões. Nem mesmo os cremes para queimadura, vendidos nas farmácias, devem ser aplicados sem a orientação de um médico.

Em caso de acidente, o importante a fazer é imediatamente colocar e manter a área queimada na água fria ou gelada até aliviar a dor. Caso sejam formadas bolhas no local, não as estoure. Se isto for necessário, deve ser feito por um médico.

Também é importante procurar sempre atendimento médico para avaliação da necessidade de tratamento das lesões para uma melhor cicatrizarão.

E atenção: queimaduras em áreas muito extensas, mesmo que superficiais, podem representar risco de vida. Procure imediatamente atendimento médico.

Depois de cicatrizada, evite expor a área queimada ao sol, pois aumenta o risco de escurecimento. Mesmo protegendo o local, pode acontecer o escurecimento da pele, o que pode ser tratado por um especialista.

Vaselina líquida é o único produto liberado para aplicar no local sem orientação médica, já que hidrata a pele e não faz mal.

Outras situações que pedem pronto atendimento são queimaduras na face, mãos, pés, genitália e se elas forem causadas por fonte elétrica ou se atingirem as vias aéreas superiores. Lembrando que crianças e idosos devem ser avaliados por um médico, mesmo que a situação não pareça grave no momento.

Pomadas com corticoides – nunca se automedique. Só use pomadas com indicação de um especialista que tenha avaliado a queimadura.

“Nas queimaduras graves há formação de bolhas, aparecem placas brancas ou escuras sem dor”, aponta a dermatologista Fabiane. Nesses casos, é fundamental ir ao pronto socorro.

Tratamento adequado da pele queimada

Em casos mais leves, o médico pode receitar medicamentos tópicos calmantes, hidratantes para suprir a perda de água causada pela queimadura e antibiótico para evitar infecções.

Casos mais graves podem pedir cirurgias com enxerto. “Esse procedimento consiste na cobertura da parte lesionada com pele saudável retirada de outra parte do corpo, geralmente da coxa”, comenta o cirurgião plástico Paolo Rubez.

Por Kátia Beatriz